Domingo, 22 de Maio de 2022
20°

Alguma nebulosidade

Goiânia - GO

Saúde & Bem Estar Compulsão por Doces

Compulsão por doces cresce na pandemia

Especialista dá dicas de como diminuir os exageros alimentares

02/10/2021 às 19h00 Atualizada em 02/10/2021 às 19h17
Por: Redação AQG Fonte: Ideal H+K Strategies
Compartilhe:
Foto: depositphotos
Foto: depositphotos

Um levantamento realizado entre abril e maio de 2020 revelou que quase metade das mulheres tem consumido chocolates e doces em dois dias ou mais na semana. O índice é 7% maior do que antes da pandemia. Embora a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomende o consumo de 25 gramas ao dia e que não ultrapasse a marca de 50 gramas, o brasileiro chega a ingerir 80 gramas, o que equivale a 18 colheres de chá de açúcar.

Para a nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição da Anhanguera, Simone Mariano da Silva Albrecht, a pandemia desencadeia um gatilho emocional na maioria da população. "É natural que o organismo busque compensar algum excesso ou uma carência. O doce surge como uma saída fácil, que contribui para compensar alguns sentimentos como cansaço, tristeza e frustração", afirma.

Contudo, o gatilho emocional não é o único fator relacionado à compulsão. "Há que se considerar ainda os hábitos alimentares do indivíduo, como o consumo de doces diariamente e o uso exagerado de alimentos refinados na alimentação podem provocar ainda mais a vontade de comer doces, como algo viciante. Além de fatores relacionados ao desequilíbrio alimentar, algumas carências nutricionais podem desencadear o consumo. A deficiência dos minerais cromo e magnésio está diretamente ligada a esse processo", destaca Simone.

Segundo a especialista, a própria situação de isolamento provoca alterações nos hábitos. "Estamos vivendo um período atípico na pandemia, em que o confinamento pode induzir padrões irregulares na alimentação. Essa alteração no hábito está relacionada a maior ingesta calórica e coloca a população em risco de desenvolver doenças relacionadas ao estilo de vida, como obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e outras".

Sobre os prejuízos que o exagero pode acarretar no organismo, Simone faz uma alerta. "Temos que ter atenção redobrada ao consumo em excesso e rotineiro de açúcar, com o risco de provocar um acúmulo de gordura, consequentemente aumentando o risco de doenças com a obesidade e o diabetes". A professora chama atenção, ainda, para o risco de vício. "No cérebro, o açúcar atua liberando uma sensação de prazer e bem-estar, algo realmente confortante que faz o indivíduo sempre querer repetir, o que pode desencadear uma espécie de vício, que só se percebe quando se tenta retirar ou restringir da alimentação. Muitas pessoas encontram dificuldade no controle do consumo, o que pode até gerar ansiedade", explica.

Como prevenir - "Todo o problema está no excesso, por isso, recomendo o consumo com moderação. Procure aconselhamento profissional e descubra maneiras de controlar a ansiedade e gerenciar a compulsão alimentar", aconselha a professora, que compartilha dicas e uma receita saudável, para saciar a vontade de comer doces. Confira!

- Dormir é essencial. A baixa qualidade do sono pode ser relacionada ao aumento de consumo alimentar;

- Evite ter em casa doces e guloseimas de sua preferência. É mais difícil controlar quando se tem um fácil acesso;

- Aumente o consumo de frutas. Além de auxiliar na saciedade, ajuda na ingestão de micronutrientes necessários para diminuir o consumo de doces;

- Evite o consumo de ultra processados e industrializados ricos em açúcar, gordura trans e saturadas.

-Diminua gradativamente o açúcar de preparações como chás, café e sucos. Isso contribui para que o cérebro e as papilas gustativas vão se adequando ao sabor dos alimentos.

- Pratique atividade física, pois ajuda no controle da ansiedade e, consequentemente, no consumo alimentar.

Receita de Panqueca de banana com aveia

Ingredientes:

- 1 Ovo;

- 1 Banana pequena amassada;

- 2 Colheres de sopa de aveia em flocos;

- Canela a gosto.

Modo de preparo:

Unte uma frigideira com um pouco de óleo da sua preferência e leve ao fogo até aquecer. Misture todos os ingredientes e coloque uma colherada grande (ou uma concha) da massa na frigideira. Cozinhe até dourar a parte de baixo. Vire e cozinhe o outro lado até dourar.

Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância.

Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse:

Sobre a Kroton

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 829 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.221 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2,1 mil unidades parceiras, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse: https://www.kroton.com.br

Goiânia - GO Atualizado às 10h41 - Fonte: ClimaTempo
20°
Alguma nebulosidade

Mín. Máx. 29°

Seg 29°C 13°C
Ter 28°C 14°C
Qua 29°C 15°C
Qui 29°C 14°C
Sex 29°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Anúncio