Quinta, 09 de Dezembro de 2021
21°

Alguma nebulosidade

Goiânia - GO

Educação Bizu Jurídico

Especialistas em Direito debatem assuntos de interesse da população

Direito do Trabalho e de Sucessão são algumas das áreas que viraram tema nos vídeos

17/10/2021 às 19h26
Por: Admin AQG Fonte: Ideal H+K Strategies
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Anápolis – GO, setembro de 2021 - O curso de Direito da Faculdade Anhanguera Anápolis lançou a ação digital “Bizu Jurídico”. Veiculado no canal do curso no Instagram, o projeto consiste em uma série de vídeos de orientação sobre leis e direito, destinados à comunidade acadêmica e à população em geral. Com linguagem acessível, os professores da instituição abordam temas relevantes e de interesse público. 

A coordenadora do curso de Direito, Juliana Augusta Barbosa dos Santos, foi quem idealizou o projeto. “Tive a ideia pois esse modelo de conteúdo chama atenção dos alunos, envolve os professores e promove o engajamento aluno, professor e sociedade”, afirma.

A professora conta que convidou os docentes a sugerirem os temas, que são publicados semanalmente, às sextas-feiras. No mês de setembro, já foram ao ar vídeos sobre inventário extrajudicial, férias trabalhistas e sufrágio universal. O último a ser abordado é difusão vermelha, que diz respeito à possibilidade de prisão da pessoa que se encontra em país estrangeiro e contra a qual existe mandado de prisão expedido por autoridade brasileira, e também é válida para a prisão daquele que, estando em território nacional, possuir a custódia decretada em outro país.

Segundo a professora, o projeto coloca em discussão assuntos de interesse acadêmico aos estudantes. “O conteúdo dos bizus é curto, então, a partir dele, a curiosidade da informação é despertada no aluno. Assim, ele pode procurar o professor para mais esclarecimentos, bem como pedir indicações de fontes de pesquisa”, afirma a professora.

Já para a população, os temas podem ser úteis e abrir o caminho para uma orientação jurídica mais aprofundada. “Como são temas do dia a dia, a população, ao ver e escutar a dica do professor, pode, através dele, ter um olhar para determinada situação que até então desconhecia e assim, buscar nas vias judiciais seus direitos. Exemplo foi o Bizu da professora Sarah, sobre inventário extra judicial”. 

Curiosidade - A expressão “bizu” vem do tempo da chegada da Família Real Portuguesa em solo brasileiro. Àquela época, os alunos usavam um livro de um autor francês chamado Etienne Bezout. À época, o “Bezout” caiu na boca do povo como essencial para as aulas de matemática. Tamanho seu sucesso, foi abrasileirado para bizu e hoje significa, compartilhar informação, passar adiante algum comentário, dica ou macete.

Acesse o canal e acompanhe o projeto: https://www.instagram.com/direito.fa/ 

Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância.  

Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.  Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse:

https://www.anhanguera.com e https://blog.anhanguera.com/category/noticias/

Sobre a Kroton 

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 829 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.221 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2,1 mil unidades parceiras, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse: www.kroton.com.br