Domingo, 28 de Novembro de 2021
23°

Trovoada

Goiânia - GO

Cultura Pirenópolis

Exposição apresenta documentos inéditos do início de Pirenópolis

Além desta, outra mostra, de fotos históricas, está em cartaz na Piretur. Ambas têm entrada franca e estarão abertas até 31 de outubro para visitação

17/10/2021 às 19h56
Por: Admin AQG Fonte: Olho Comunicação
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Pirenópolis recebe até o dia 31 de outubro duas exposições imperdíveis: Registros e Memórias, um apanhado de documentos históricos do século XIX e de meados do século XX, e a exposição de fotos históricas. Ambas acontecem de quinta-feira a domingo, das 15 horas às 21 horas, na Piretur (ao lado do Centro de Atendimento ao Turista – CAT), na Rua do Bonfim.

Achamos os documentos, acondicionados de forma não apropria, em um depósito. Qual não foi a nossa surpresa ao saber que tratam de importantes relatos e registros da cidade de quando ela ainda era conhecida como Meia Ponte”, diz o curador da exposição Registros e Memórias, o secretário de governo Sérgio Rady. O passeio por essa mostra permite ao visitante conhecer detalhes do dia a dia nos primórdios da cidade, por meio de testamentos, recibos, autos de infração, cartas de emancipação e até de alforria.

A documentação exibida traz documentos de cartórios, da administração pública e até da igreja, dentre outros. “Tudo isso nos ajuda a entender como o município funcionava e como se davam as relações sociais, além de nos presentear com belíssimas histórias de liberdade, como a da escrava Thereza”, diz o curador.

Segundo Sérgio, a documentação exposta é apenas uma pequena parte do que foi encontrado e que, segundo avaliação de peritos, são verdadeiros tesouros. “Iremos, agora, montar um arquivo público de documentos históricos para Pirenópolis, a fim de preservar adequadamente esses importantíssimos registros ao mesmo tempo em que os tornamos acessíveis para pesquisadores e público em geral”, informou.

A exposição Registros e Memórias divide espaço com uma seleção de fotos históricas. A exposição fotográfica também celebra o aniversário da cidade e retrata algumas de suas personalidades e momentos. “Essa exposição foi montada com o intuito de resgatar a história da cidade, trazendo referências aos períodos importantes. Há referências ao jornal Matutina Meiapontense, à missão Cruls e às pessoas que marcaram a sua trajetória, pioneiros que contribuíram muito para o município”, explica o curador, o secretário de Cultura, Ronaldo Félix. Ele complementa: “A ideia é criar um acervo para um futuro museu”. As exposições integram as ações em comemoração ao aniversário de Pirenópolis, que completou no dia 7 de outubro, 294 anos, e estarão abertas à visitação até o dia 31 de outubro. A entrada é franca.

Pirenópolis - GO
Sobre o município Notícias de Pirenópolis - GO
Goiânia - GO Atualizado às 04h53 - Fonte: ClimaTempo
23°
Trovoada

Mín. 20° Máx. 26°

Seg 29°C 20°C
Ter 27°C 19°C
Qua 27°C 21°C
Qui 24°C 20°C
Sex 28°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Anúncio