Domingo, 23 de Janeiro de 2022
21°

Alguma nebulosidade

Goiânia - GO

Esportes Goiás

Com 48 medalhas, delegação goiana é a sexta no ranking geral das Paralimpíadas Escolares

O Estado de Goiás conquistou 48 medalhas nas Paralimpíadas Escolares 2021, realiza...

30/11/2021 às 18h19
Por: Admin AQG Fonte: Secom Goiás
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Goiás
Foto: Reprodução/Secom Goiás

O Estado de Goiás conquistou 48 medalhas nas Paralimpíadas Escolares 2021, realizadas na última semana, em São Paulo. Com 24 de ouro, 16 de prata e oito de bronze, os participantes goianos terminaram com uma boa campanha, na sexta colocação no ranking geral da competição. A delegação goiana contou com 89 integrantes, dos quais 51 eram atletas inscritos no evento. O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, ofereceu apoio integral de logística e transporte, além dos materiais esportivos utilizados durante a competição.

O evento, que não ocorreu em 2020 por conta da pandemia de Covid-19, contou com mais de 900 atletas inscritos em seu retorno, entre 11 e 17 anos. Das sete modalidades que renderam pódio para o Estado, a que mais medalhou foi o atletismo, com 10 de ouro, 10 de prata e cinco de bronze. Também entre os triunfos de destaque, esteve o futebol de 5, que foi campeão sem sofrer sequer um gol. “Devemos oferecer os instrumentos necessários para os atletas se realçarem cada vez mais. Com vontade, garra e determinação, chegam ao pódio e levam junto o nome do Estado de Goiás”, disse o governador Ronaldo Caiado sobre o esporte paralímpico.

O secretário de Esporte e Lazer, Henderson Rodrigues, avaliou de forma positiva a participação goiana nas Paralimpíadas Escolares. “Nossos atletas estão de parabéns pelo que desempenharam em São Paulo. Não só os que medalharam, mas todos os que deram o seu máximo e representaram bem o espírito do esporte, de confraternização e respeito, após um período difícil. Esperamos que o paradesporto goiano continue rendendo frutos e revelando cada vez mais jovens talentos”, ressaltou o titular da pasta.

A superintendente de Paradesporto e Fomento Esportivo, Roberta Wendorf, acompanhou a delegação goiana durante o evento, e também destacou os resultados alcançados pelos atletas. “Foi uma experiência muito proveitosa para todos. O esporte transforma vidas, e isso que buscamos fazer em nosso trabalho no paradesporto goiano. Terminamos nossa campanha entre os seis melhores, os atletas estão de parabéns, assim como as comissões técnicas, staff e chefes da delegação. Esperamos voltar ainda mais fortes em 2022”, disse.

Pró-Atleta

Dos 51 atletas goianos que participaram das Paralimpíadas Escolares, sete são bolsistas do Pró-Atleta, programa de fomento ao esporte de alto rendimento do Governo de Goiás. Um deles é o nadador Alan Wallisom, que na sua quarta participação conquistou três medalhas. O jovem de 15 anos faturou o ouro nos 100 metros peito, prata nos 50 metros livre e prata nos 50 metros borboleta.

Morador de Anápolis, Alan ressalta que o recurso da bolsa é fundamental para a sua manutenção e desenvolvimento no esporte de alto rendimento. “O Pró-Atleta me ajuda demais. Sem a bolsa eu não teria como comprar óculos, touca, sunga, outros materiais esportivos e despesas com treinamento. Estou feliz demais e estar aqui novamente nas Paralimpíadas Escolares. Tenho mais duas pela frente e espero participar e ganhar mais medalhas”, destacou o atleta.

Fonte: Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel-GO)