Sábado, 15 de Agosto de 2020 02:22
62 99863-8531
Geral Orquídeas, Cuidar

Como Cuidar de Orquídeas: Explicação Rápida e Direta

Pequeno Tutorial de como Cuidar das suas Orquídeas

28/12/2019 12h19 Atualizada há 8 meses
Por: Redação AQG Fonte: Patrocinado
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Você é iniciante e quer aprender a como cuidar de orquídeas né?

Então não se preocupe, neste artigo você vai aprender os princípios básicos de como cultivar orquídeas da forma correta para que elas fiquem saudáveis e lindas. Seguindo o que vem a seguir, as chances de você deixá-la morrer serão muito pequenas.

O segredo principal para obter orquídeas lindas e saudáveis é imitar o máximo possível o seu habitat natural, fazendo isso, com certeza elas irão prosperar.

Veja agora os principais pontos que você precisa se atentar.

Iluminação

Como cuidar de orquídeas – Iluminação

Cada tipo de orquídea requer um nível diferente de luz, na qual pode ser dividida em 3 tipos:

  • Luz Alta (exemplos: Vanda, Cymbidium)
  • Luz média  (exemplos: Cattleya, Cymbidium, Dendrobium)
  • Luz baixa (exemplos: Phalaenopsis, Paphiopedilum)

Para conseguir identificar qual o nível de luz, basta fazer este teste da sombra com sua mão em cima da orquídea, retirei esta imagem do meu livro digital só para ilustrar melhor:

Fique de olho, pois basicamente, se sua orquídea não estiver recebendo luz o suficiente, as folhas ficarão verdes escuras, e se estiverem recebendo luz de mais, as folhas começarão a amarelar e dependendo do caso, pode até aparecer manchas de queimaduras.

De forma geral, as orquídeas que possuem as folhas mais grossas e eretas tendem a suportar mais calor do que as com folhas finas e horizontais.

Rega

Como cuidar de orquídeas – Rega

Um dos principais erros que os iniciantes cometem é regar de mais a orquídea, isso além de apodrecer as raízes atrai pragas e doenças.

Por isso, como regra geral, só regue quando o substrato estiver realmente seco, para isso basta introduzir o dedo uns 3cm dentro do mesmo e verificar.

Não irei dizer de quanto em quanto tempo deve regar porque isso depende de muitos fatores, um deles é o tipo de vaso. Os de barro tendem a absorver a agua muito mais rápido do que os de plástico, o que requer uma rega mais frequente.

Para regar basta colocá-la de baixo da torneira mesmo, mirando apenas nas raizes e substrato, em seguida é só deixar a água escorrer.

Temperatura

Como cuidar de orquídeas – Temperatura

Quente: São orquídeas que gostam de uma temperatura entre 24°C a 29°C durante o dia, a Phalaenopsis se inclui aqui.Podemos dividir a temperatura ideal que cada tipo de orquídea precisa em 3 níveis:

  • Morno: São orquídeas que gostam de uma temperatura entre 20°C a 24°C durante o dia, a Cattleya por exemplo se inclui aqui.
  • Frio: São orquideas que gostam de uma temperatura entre 15°C a 20°C durante o dia, a espécie Masdevallia se inclui aqui.

Mas não se preocupe, se você adquiriu uma orquídea comum, destas que vendem até em supermercado, elas possuem grandes chances de se darem bem na temperatura ambiente da sua casa ou jardim, desde que junto à temperatura adequada aja também uma boa ventilação.

Umidade

Como cuidar de orquídeas – Replantar

A maioria das orquídeas gostam de uma umidade por volta de 70%, isso é consideravelmente maior do que a umidade comum presente em nossas casas, então você vai precisar fazer um certo esforço para aumentá-la.

Uma dica é comprar uma bandeja de umidade ou usar um purificador para ajudar neste processo.

 

Adubação

Como cuidar de orquídeas – Adubação

É normal que a maior parte dos substratos ofereça pouco ou nenhum nutriente para as orquídeas, por isso, é necessário fazer a adubação para que ela possa crescer forte e saudável. Porém, só adube quando ela estiver em fase de crescimento ativo. Isso significa que elas não devem ser adubadas no período de inverno ou logo após ter sido replantada, onde suas atividades normais estão bem reduzidas.

Basta comprar um bom adubo próprio para orquídeas e utilizar da maneira como estiver descrito na embalagem.

 

Replantio

Como cuidar de orquídeas – Replantar

Com o tempo, o substrato vai ficando velho e dependendo da sua orquídea, as raízes vão se alastrando por fora do vaso, neste caso, é necessário replantá-la..

Como regra geral, replante a cada dois anos com um substrato e vaso novo.

No meu livro digital “A arte de cuidar de orquídeas” eu ensino como replantar passo a passo qualquer tipo de orquídea de forma bem simples e didática.

E não é só isso, são dezenas de páginas de puro conteúdo valioso para que você possa aprender absolutamente todos os detalhes sobre como cuidar de orquídeas como uma profissional e fazer com que durem por muitos e muitos anos saudáveis e florescendo.

Clique no banner abaixo e assista o vídeo e veja explicação.

Curiosidades
Sobre Curiosidades
Notícias curiosas.
Goiânia - GO
Atualizado às 02h11 - Fonte: Climatempo
20°
Alguma nebulosidade

Mín. 17° Máx. 33°

20° Sensação
4 km/h Vento
64% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (16/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 34°

Sol com algumas nuvens
Segunda (17/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens