Terça, 09 de Março de 2021 02:06
62 99863-8531
Cidades MERCADO DE TRABALHO

Iniciativa capacita jovens para o mercado de trabalho em Anápolis

‘Projeto Jovem Integrar’ ministra cursos para crianças e adolescente carentes da região e indica os alunos para empresas interessadas

05/04/2020 11h17
Por: Kamila Reis Fonte: Mais Goiás
(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

Capacitar e ajudar jovens carentes para o mercado de trabalho. Essa é a ideia do Projeto Jovem Aprendiz Integrar. O projeto atende crianças e adolescentes partir dos 12 anos de idade no Bairro Vivian Parque, em Anápolis, com a realização de cursos que auxiliem o ingresso no mercado de trabalho.

A ideia foi concebida no final de 2019 e forma turmas de 15 pessoas para ministrar cursos de capacitação profissional. A aulas acontecem uma vez por semana e tem a duração de seis meses. Depois disso, o projeto indica os alunos para empresas interessadas em contratar.

A iniciativa também oferece oportunidade para as mães e pais dos estudantes com orientações para currículo e preparações para entrevistas de emprego. Além disso, sai em busca de bolsas de estudos e cestas básicas para as famílias.

Alana de Almeida é professora e uma das idealizadoras do projeto, afirma que o projeto ainda está no início, mas que já transformou a vida de algumas pessoas. “Nossos alunos são extremamente humildes. Muitos passam necessidade de ter o que comer, vem de famílias desestruturadas. Crianças e adolescentes que moram em barracos de lona de invasão, que sofrem com uso de drogas e que já cometeram crimes”, conta Alana.

Um dos nossos alunos passou a infância em um orfanato”, disse a professora. "Os pais morreram, vítimas das drogas e crimes. Ele mora com uma tia que não o queria e acabou entrando para o tráfico. Mas com a ajuda da ONG, que tem o projeto do esporte, e com nossa orientação para o mercado de trabalho, ele agora é uma nova pessoa. Tem suas responsabilidades, sonhos grandes. O que faltava era apenas oportunidade”.

 

Projeto em expansão

Apesar de novo, o Integrar já está em expansão e pretender atender crianças e adolescentes nos municípios de Rianápolis, Ceres e Ipiranga de Goiás, com aulas ministradas pela internet. Além disso, está prevista a instalação de um laboratório de informática para os alunos em Anápolis.

O projeto sobrevive de doações e de ajuda da comunidade. “Nós não temos a ajuda de ninguém, apenas das famílias”, afirmou a idealizadora. “Precisamos de ajuda para adquirir de vários tipos de materiais, como kits escolares, cadeiras com apoio de braço, data show e computadores em boas condições de uso”.

Os interessados podem ajudar procurando a ONG Amor ao Próximo, local onde o projeto ministra suas aulas. Pessoas interessadas em participar ou ajudar do projeto podem entrar em contato pelos telefones (62) 99318-9789 e 99277-2107

 

Sobre o município
Goiânia - GO
Atualizado às 01h49 - Fonte: Climatempo
21°
Céu encoberto

Mín. 19° Máx. 31°

21° Sensação
4 km/h Vento
94% Umidade do ar
90% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (10/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quinta (11/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.