Quinta, 28 de Maio de 2020 19:17
62 99863-8531
Política BANHEIROS QUÍMICOS

Projeto visa instalação de banheiros químicos em feiras livres goianas

Matéria também prevê a obrigatoriedade da disponibilização de álcool em gel nestes locais

11/05/2020 06h34
Por: Kamila Reis Fonte: Mais Goiás
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Ainda em abril, um decreto do governador Ronaldo Caiado (DEM) flexibilizou o isolamento e, dentre outras coisas, permitiu o funcionamento de “feiras livres de hortifrutigranjeiros, desde que observadas as boas práticas de operação padronizadas pela Secretaria de Estado de Agricultura, sendo vedado o funcionamento de restaurantes e praças de alimentação, o consumo de produtos no local e a disponibilização de mesas e cadeiras aos frequentadores”. Cerca de um mês depois, foi protocolado na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) uma matéria para obrigar a instalação de banheiros químicos e a disponibilização de álcool em gel nestes locais.

Os aspectos higiênicos e sanitários precisam ser levados em consideração quando se trata do manuseio e a exposição dos alimentos em observância à saúde do feirante e do consumidor, visando à diminuição dos riscos de contaminação e proliferação de doenças como, por exemplo, a Covid-19”, afirma Wilde Cambão (PSD), propositor da proposta nº 2.041/20, que trata do assunto.

Segundo justificativa do parlamentar, “por mais que as normas vigentes impostas pela Vigilância Sanitária sejam cumpridas na sua integralidade pelos feirantes, há de se ressaltar a ausência de um item indispensável nas feiras livres, sanitários para uso exclusivo dos seus usuários, feirantes ou compradores, para satisfazerem suas necessidades”.

Também conforme exposto no texto, “fica proibida a cobrança de qualquer taxa para a utilização dos banheiros químicos”. As feiras livres realizadas em locais que disponham dessas instalações estão desobrigadas da implementação de banheiros químicos.

Ao Mais Goiás, Cambão defendeu a medida. “Culturalmente o povo goiano goiano gosta muito de feiras e dos produtos encontrados nelas. Levando em consideração que também são importantes fontes de renda e trabalho, percebemos que o Estado pode contribuir desta maneira, oferecendo banheiros químicos equipados com álcool em gel como mais uma forma de prevenção contra o coronavírus.”

 

Goiânia - GO
Atualizado às 19h16 - Fonte: Climatempo
23°
Alguma nebulosidade

Mín. Máx. 28°

23° Sensação
7 km/h Vento
50% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (29/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 27°

Sol
Sábado (30/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 26°

Sol com algumas nuvens