Sábado, 04 de Julho de 2020 06:37
62 99863-8531
Educação EDUCAÇÃO

Escolas devem voltar em agosto, diz secretário de Educação de Goiânia

Esta é uma previsão otimista do órgão que diz também que retomada depende do panorama epidemiológico. Aulas estão suspensas em todo o estado desde o dia 16 de março.

28/05/2020 16h20
Por: Kamila Reis Fonte: G1
Escolas devem voltar em agosto, diz secretário de Educação de Goiânia — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Escolas devem voltar em agosto, diz secretário de Educação de Goiânia — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Escolas devem voltar em agosto, diz secretário de educação de Goiânia Marcelo Costa. Em entrevista à TV Anhanguera, nesta quarta-feira (28), o secretário confirmou que esta é uma previsão otimista do órgão, mas que vai depender do panorama epidemiológico até lá. Disse ainda que não é possível definir uma data exata para retomada.

Uma previsão otimista para agosto. A gente tem que ver o panorama epidemiológico. De qualquer forma é cedo ainda para se dizer data. A gente pode fazer uma previsão otimistas. Essa é a que a gente tem hoje”, diz secretário.

As aulas estão suspensas desde o dia 16 de março para evitar a contaminação e proliferação do coronavírus. O prazo inicial era que a quarentena durasse 15 dias.

O secretário explicou que existe um fluxo a ser seguido para que seja feita a retomada. Inicialmente é preciso que as autoridades sanitárias federais, estaduais e municipais atestem sobre a segurança para volta as aulas. Só assim, as secretarias municipais, juntamente com a estadual, podem traçar uma estratégia.

Não é tão simples assim, não é apenas voltar. Mas nós temos que, com responsabilidade e cuidado com a saúde dos nossos alunos e suas famílias, traçar o melhor plano possível para que nós possamos retomar as atividades”, relata o secretário.

 

Estratégia de retomada

O secretário disse que já existe um planejamento de como deve ser a retomada do calendário estudantil para que não haja prejuízo aos alunos. Segundo ele, está sendo criada uma matriz especial com conteúdos são alinhados à Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Além disso, está sendo prevista uma revisão do conteúdo ministrado de forma online durante o período de isolamento social.

Existe um planejamento das secretarias tanto de Goiânia quanto da estadual, além de secretarias de todas as cidades da retomada desse conteúdo com uma matriz especial, derivada do currículo nacional que é a BNCC. Uma matriz que a gente chama de Matriz com habilidades focais. O que é mais importante para o aluno aprender no segundo semestre. E em paralelo a esse processo de avanço com conteúdo novos, a retomada dos conteúdos que foram ministrados de forma on-line ou por televisão. Que sejam revisados para que não haja prejuízo pedagógico ao nosso aluno”, relata secretário.

 

Rede particular lança pesquisa sobre retomada das aulas

O Sindicato das Escolas Particulares de Goiás (Sepe) lançou uma pesquisa para saber a opinião dos pais sobre o possível retorno das aulas presenciais. A pesquisa pode ser acessada aqui, até sexta-feira (29). O formulário já foi respondido por mais de 15 mil pessoas que têm filhos matriculados em escolares particulares em Goiás.

Até a quarta-feira (27), segundo o presidente da entidade, Flávio Roberto de Castro, o resultado parcial indica que os pais aguardam a orientação dos órgãos de saúde e acreditam que o retorno às aulas presenciais deve ser gradual.

Ainda de acordo com a pesquisa, cerca de 80% dos pais se dizem satisfeitos ou muito satisfeitos com as aulas online do ensino médio e fundamental. Já a educação infantil apresentou o menor índice de satisfação, em torno de 60%.

 

Goiânia - GO
Atualizado às 06h22 - Fonte: Climatempo
16°
Alguma nebulosidade

Mín. 15° Máx. 29°

16° Sensação
4 km/h Vento
77% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (05/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens
Segunda (06/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens