Quinta, 02 de Julho de 2020 17:01
62 99863-8531
Coronavírus FISCALIZAÇÃO

Operação notifica 25 acampamentos em um fim de semana no Araguaia

Objetivo é conscientizar os turistas sobre decreto que cancelou a temporada em virtude da pandemia do coronavírus. Norma passa a valer a partir de 1º de julho

22/06/2020 20h42
Por: Kamila Reis Fonte: Mais Goiás
(Foto: Divulgação / Semad)
(Foto: Divulgação / Semad)

Uma operação realizada no Rio Araguaia notificou 25 acampamentos neste final de semana. A ação percorreu 240 km do rio nas regiões de Aruanã e do distrito de Luiz Alves, em São Miguel do Araguaia, e obedece ao decreto 9674/2020, que cancelou a temporada em virtude da pandemia do coronavírus.

Os responsáveis pelos acampamentos foram orientados a desmontar as estruturas temporárias preparadas para receber turistas. A ação fiscalizou restaurantes, bares, banheiros e pontos de apoio em praias, beiras de rios e cachoeiras.

O trabalho de conscientização é realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), em parceira com diversos órgãos como Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros, Goiás Turismo. Ele será realizado nas próximas semanas apenas de forma educativa, até que o decreto entre em vigor, no dia 1º de julho.

De acordo com o superintendente de Proteção Ambiental e Desenvolvimento Sustentável da Semad, Robson Disarz, o volume de pessoas na região é bem menor do que em anos anteriores.

“Percebemos um número bastante inferior de estruturas montadas, comparado com anos anteriores, e também um cuidado em evitar aglomerações tendo em vista a proteção de quem está circulando pelas praias. Notificamos e orientamos os acampamentos e, a partir do dia 1º de julho, os fiscais vão aplicar as multas e tomar as devidas providências para quem estiver em desacordo com o decreto”, disse Robson.

O decreto estabelece uma série de multas para condutas diferentes. Os valores, variam de R$ 1 mil, no caso de uso de beiras de rios, cachoeiras e praias formadas no Rio Araguaia e seus afluentes, até R$ 100 mil, para quem realizar, organizar, promover, divulgar e participar de shows musicais, festas em geral e outros eventos.

 

Goiânia - GO
Atualizado às 16h41 - Fonte: Climatempo
29°
Alguma nebulosidade

Mín. 15° Máx. 29°

28° Sensação
15 km/h Vento
37% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (03/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens
Sábado (04/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens