Quinta, 02 de Julho de 2020 18:59
62 99863-8531
Saúde & Bem Estar CUIDADOS

Idosos e crianças devem ter cuidados redobrados durante o período seco

Algumas atitudes simples como evitar ar-condicionado, espalhar bacias com água pela casa e utilização umidificadores podem amenizar os transtornos desta época

23/06/2020 09h04
Por: Kamila Reis Fonte: Kasane Assessoria
Idosos e crianças devem ter cuidados redobrados durante o período seco

Quem mora em Goiás já sabe: com a chegada do inverno, o clima fica mais seco, e a dificuldade para respirar aumenta. Para quem possui doenças respiratórias crônicas então, esse período é de bastante sofrimento. Mas, algumas atitudes simples podem ajudar a amenizar o desconforto. O médico clínico do Grupo América, que faz parte do Sistema Hapvida, Antônio de Moraes Neto explica que alguns grupos merecem maior atenção neste período.

“Nesse tempo seco representado pela baixa umidade de ar, muitas pessoas pensam que o vilão é o clima frio, e não é. As partículas sólidas ficam mais expostas no ar e são mal filtradas, entrando no trato respiratório, levando a falta de ar e alguns outros problemas, como por exemplo, a rouquidão. Geralmente quem mais sofre são os idosos e as crianças, principalmente para aqueles que já possuem doenças respiratórias crônicas como a asma, popularmente conhecida por bronquite”.

No mês em que é comemorado o Dia Nacional de Combate a Asma, o médico alerta que mesmo neste período de pandemia, é preciso que o tratamento de doenças crônicas não seja interrompido. “É preciso evitar se deslocar até o hospital, mas caso as crises de doenças respiratórias se agravem, a orientação médica é fundamental. Para as outras pessoas que sentem apenas desconforto nesta época do ano, as orientações são simples como evitar ar-condicionado, lavagem das vias aéreas com soro fisiológico, fazer inalação, espalhar bacias com água pela casa, utilizar umidificadores e hidratar bastante”.

Neto alerta que não apenas os pulmões ficam comprometidos, como também a pele necessita de cuidados. “Beber bastante água é fundamental para a hidratação do corpo e da pele. Geralmente esse período resseca a pele, fazendo com ela fique áspera, descamando e com coceira, ou dolorida”, orienta.

 

Sobre o Grupo América e Sistema Hapvida

Com 6,5 milhões de clientes, o Sistema Hapvida hoje se posiciona como o maior sistema de saúde suplementar do Brasil presente em todas as regiões do país, gerando emprego e renda para a sociedade. Em dezembro de 2019, adquiriu o Grupo América (América, AME e Promed) e desde então, tem trabalhado para salvar vidas e fortalecer a democratização do acesso à saúde de qualidade. Além do Grupo América, fazem parte do Sistema as operadoras do Grupo São Francisco, RN Saúde, além da operadora Hapvida. O sistema atua com mais de 30 mil colaboradores diretos envolvidos na operação, mais de 15 mil médicos e mais de 15 mil dentistas por todo o país. Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e nos constantes investimentos: atualmente são 39 hospitais, 194 clínicas médicas, 42 prontos atendimentos, 177 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial.

 

 

*Informações Kasane Assessoria - Pamella Cardoso

Goiânia - GO
Atualizado às 18h44 - Fonte: Climatempo
17°
Alguma nebulosidade

Mín. 15° Máx. 29°

17° Sensação
9 km/h Vento
77% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (03/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens
Sábado (04/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens