Quinta, 02 de Julho de 2020 16:57
62 99863-8531
Geral CNH SOCIAL

Detran fará terceira chamada do programa CNH Social

Processo deve ser aberto nos próximos dias

27/06/2020 10h21
Por: Kamila Reis Fonte: Mais Goiás
CNH Social terá divulgação da lista da terceira chamada nos próximos dias. (Foto: Reprodução)
CNH Social terá divulgação da lista da terceira chamada nos próximos dias. (Foto: Reprodução)

Cerca de 300 candidatos classificados em terceira chamada terão a oportunidade de obter, adicionar ou mudar a categoria da Carteira Nacional de Habilitação gratuitamente. Eles serão convocados em uma lista extra para o programa CNH Social. A relação com os classificados para as vagas remanescentes será divulgada em breve pelo Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO).

Haverá um prazo limitado para efetuar a matrícula online e entregar a documentação em um dos postos de atendimento presencial do Detran-GO nos diferentes municípios do estado.

“Já está autorizado, basta as pessoas entrarem no site do Detran e ver se foi selecionado ou não. As mesmas medidas obtidas nas seleções anteriores serão as mesmas utilizadas agora. Nessa terceira chamada 18% dos candidatos serão beneficiados, mais ou menos 300 pessoas poderão ser chamadas”, explicou o presidente do Detran, Marcos Roberto da Silva ao Mais Goiás.

Vale ressaltar que os convocados terão direito à isenção das taxas do Detran-GO (Inclusão no Renach, Licença de Aprendizagem de Direção Veicular, agendamento de prova teórica, agendamento de exame prático).

Também estarão isentos de pagar pelos exames médico e psicológico, junta médica, quando se tratar de candidato com deficiência, e toxicológico, exigido para categoria profissional. Por meio de parcerias, serão oferecidos ainda o curso teórico, de legislação de trânsito, as aulas práticas de direção e até três retestes.

 

Próxima fase

Já foi enviado à Assembleia Legislativa de Goiás projeto de lei que visa desburocratizar o programa CNH Social. Além disso, para o segundo semestre serão autorizadas mais 4 mil carteiras de habilitação.

O presidente do Detran Goiás, Marcos Roberto, explicou que não haveria necessidade de enviar nova lei para dar continuidade ao programa, mas que há uma intenção da gestão pública em desburocratizar processos.

“Existe já a lei e poderíamos tocar o projeto, porém como ficamos muito presos a burocracia, por exemplo, com obrigações de informações junto a Secretaria de Educação relativo ao Enem, do Pronaf, na Secretaria de Cidadania, estamos revendo e destravando o programa. Não vai precisar mais das notas do Enem, exigência relativa ao CadÚnico também não será preciso. Hoje é muito burocrático para obter alguns dados”, destacou o presidente.

O programa é dividido em três modalidades: CNH Social Estudantil, CNH Social Urbana e CNH Social Rural. Quem for contemplado não terá nenhum custo para obter a primeira Carteira Nacional de Habilitação categorias A (motocicleta), B(automóvel), bem como a adição das categorias A ou B e a mudança de B para D (ônibus e micro-ônibus).

 

Goiânia - GO
Atualizado às 16h41 - Fonte: Climatempo
29°
Alguma nebulosidade

Mín. 15° Máx. 29°

28° Sensação
15 km/h Vento
37% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (03/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens
Sábado (04/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens