Quinta, 02 de Julho de 2020 16:04
62 99863-8531
Coronavírus LUZIÂNIA

Prefeita de Luziânia faz enquete em rede social para ouvir a população sobre o uso do lockdown no comércio da cidade

Segundo a prefeita, o espaço foi aberto para a ouvir a comunidade, mas que não servirá de base para a tomada de qualquer decisão.

29/06/2020 19h22
Por: Kamila Reis Fonte: G1
Prefeita faz enquete em rede social em Luziânia, Goiás — Foto: Reprodução/Instagram
Prefeita faz enquete em rede social em Luziânia, Goiás — Foto: Reprodução/Instagram

A prefeita de Luziânia, Edna Santos (DEM), no Entorno do Distrito Federal, usou um perfil pessoal numa rede social para questionar a população sobre a possibilidade de se implementar o lockdown no comércio local. A sondagem usa o termo lockdown e disponibiliza as opções "sim" e "não" para a pessoa escolher como resposta.

Em contato por telefone, a prefeita Edna Santos argumentou que a postagem tem o objetivo de ouvir a população, mas que não servirá de base para a tomada de qualquer decisão.

"O espaço que eu abri é para ouvir a comunidade. Todos os dias a gente recebe críticas em cima de decisões tomadas. Como não posso ficar saindo às ruas, é uma forma democrática de ouvir a comunidade", pondera a prefeita.

Em três horas, a pesquisa foi respondida por 10 mil pessoas, segundo a prefeita. O resultado parcial, no entanto, está dividido entre o fechamento da cidade e a abertura do comércio.

O município registra nesta segunda mais 565 casos confirmados de pessoas infectadas e seis mortes por coronavírus, segundo o balanço da Secretaria de Saúde do estado.

A prefeita está em Goiânia, nesta tarde, para uma reunião com o governador do estado, Ronaldo Caiado (DEM). De manhã, o governador falou sobre a necessidade de medidas mais severas contra o crescente número de casos confirmados e mortes por coronavírus. Foi pedido, inclusive, o apoio dos prefeitos para a implementação de uma escala intermitente para o fechamento dos comércios.

 

Entenda o que é lockdown

Embora não tenha uma definição única, o lockdown é, na prática, a medida mais radical imposta por governos para que haja distanciamento social – uma espécie de bloqueio total em que as pessoas devem, de modo geral, ficar em casa.

Veja as diferenças dos termos relacionados à reação à pandemia de Covid-19:

Isolamento social – é, em princípio, uma sugestão preventiva para todos para que as pessoas fiquem em casa;

Quarentena – é uma determinação oficial de isolamento decretada por um governo;

Lockdown – é uma medida de bloqueio total que, em geral, inclui também o fechamento de vias e proíbe deslocamentos e viagens não essenciais.

Goiânia - GO
Atualizado às 15h59 - Fonte: Climatempo
28°
Alguma nebulosidade

Mín. 15° Máx. 29°

28° Sensação
13 km/h Vento
42% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (03/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens
Sábado (04/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens