Sábado, 08 de Agosto de 2020 14:59
62 99863-8531
Geral GOIÂNIA

Conselho Tutelar faz ação para evitar que crianças venezuelanas fiquem pedindo dinheiro em ruas de Goiânia

Foram encontradas mais de 30 famílias vivendo em um mesmo hotel em condições precárias. Crianças pedindo dinheiro em semáforos é considerado como exploração.

23/07/2020 19h10
Por: Kamila Reis Fonte: G1
Crianças venezuelanas são flagradas pedindo dinheiro em semáforo de Goiânia — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Crianças venezuelanas são flagradas pedindo dinheiro em semáforo de Goiânia — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

O Conselho Tutelar fez uma ação nesta quinta-feira (23) para combater a exploração de crianças venezuelanas que ficam pedindo dinheiro em cruzamentos e portas de estabelecimentos de Goiânia. Foram encontradas mais de 100 pessoas vivendo no mesmo hotel, no Setor Norte Ferroviário.

A conselheira Roseli Monteiro contou que todos apresentaram a carta de autorização emitida pela Polícia Federal para permanecer legalmente no país e alguns deles estavam em Goiânia há mais de um ano.

A ação aconteceu após uma série de denúncias de exploração das crianças. “De acordo com nossa lei brasileira do Estatuto da Criança e do Adolescente [ECA], eles estavam em situação de vulnerabilidade. Entendemos que o Brasil é um país acolhedor, mas, em conformidade com o ECA, a situação em que eles estão vivendo não pode acontecer”, disse a conselheira.

Roseli explicou ainda que os venezuelanos alegaram que mulheres e crianças pedirem dinheiro na rua é algo comum no país de origem.

No Brasil é crime uma criança estar no sinal pedindo [dinheiro] é uma exploração. Já na cultura deles, que é do indígena venezuelano, eles têm o costume das mulheres irem para a rua com as crianças. Eles chegaram a informar para a gente que lá é uma situação que comove as pessoas que estão passando. Então, quando vê uma mulher e uma criança, a doação é maior”, explicou.

O presidente dos Conselhos Tutelares, Carlos Júnior disse que uma coisa que chamou a atenção das equipes foi que o grupo já tinha recebido várias doações. “No local tinham diversas cestas básicas. Eles vão para o sinaleiro e voltam de táxi. Me preocupa porque são pessoas de outro país, vieram de lá procurando uma melhora, mas a forma como eles estão aqui não é uma forma legal”, disse.

O caso vai ser notificado à Secretaria Municipal de Assistência Social para que a situação seja acompanhada de perto.

 

Goiânia - GO
Atualizado às 14h45 - Fonte: Climatempo
28°
Alguma nebulosidade

Mín. 13° Máx. 29°

27° Sensação
24 km/h Vento
28% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (09/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens
Segunda (10/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens