Quinta, 24 de Setembro de 2020 00:55
62 99863-8531
Turismo TURISMO

Parque da Chapada dos Veadeiros está liberado para reabrir após quatro meses fechado por causa da pandemia

Novo decreto da prefeitura autoriza o funcionamento de hotéis, bares e o turismo. Considerada patrimônio mundial, área de preservação do Cerrado atrai turistas o ano todo.

04/08/2020 12h33
Por: Kamila Reis Fonte: G1
Cachoeira de 120 metros no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Cachoeira de 120 metros no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros está fechado para visitas há cerca de quatro meses. No entanto, devido à publicação de um novo decreto pela prefeitura de Alto Paraíso de Goiás, no norte do estado, a atração já pode solicitar autorização para retomar as atividades.

Até a manhã desta terça-feira (4), a administração do Parque ainda não havia entrado com o pedido junto à prefeitura. O G1 entrou em contato com os responsáveis pelo local por e-mail e mensagem às 9h20 e aguarda retorno.

O decreto mais recente da Prefeitura de Alto Paraíso de Goiás foi publicado na última quarta-feira (29). O documento suspende o funcionamento intermitente das atividades - que estava seguindo o regime 14 por 14 adotado pelo governo de Goiás - e permite a reabertura por tempo indeterminado das atrações turísticas, comércio, hotéis, bares, restaurantes, entre outros.

No entanto, para que o estabelecimento volte a funcionar, é preciso que o administrador peça a autorização de reabertura para a prefeitura. Essa solicitação, será avaliada pelo Centro de Operação de Emergência em Saúde (COE) municipal.

Após a avaliação da comissão, o local passará por uma fiscalização, que vai verificar se estão sendo atendidos todos os cuidados exigidos durante a pandemia.

Esses protocolos do que deve ser feito em cada lugar para que voltem a abrir estão sendo definidos por um comitê, formado por representantes de várias áreas da economia local e da sociedade civil.

Cada estabelecimento receberá as orientações conforme seu perfil de atuação - sejam bares, hotéis, comércios, atrações turísticas: cada um deve cumprir as regras estabelecidas para o setor.

 

Patrimônio Mundial

O parque tem 240 mil hectares e é apenas uma parte da região da Chapada dos Veadeiros, que é considerada Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Estão em regiões próximas ou dentro da Chapada dos Veadeiros três aquíferos: o Guarani, o Urucuia e o Bambuí.

O Cerrado é um dos ambientes mais antigos do planeta, com mais de 2 bilhões de anos. É o segundo bioma de maior formação vegetal da América do Sul, perdendo apenas para a Amazônia. No Cerrado estão 62% das cavernas brasileiras (cerca de 4 mil), que ajudam a água da chuva a ir para o lençol freático, além de ser o berço de uma das maiores biodiversidades do mundo.

 

Coronavírus em Goiás

O número de pessoas infectadas pelo coronavírus em Goiás já passa dos 70 mil, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Segundo a prefeitura de Alto Paraíso informou nesta terça-feira, a cidade tem 86 casos confirmados de Covid-19, sendo que nenhum foi grave e 82 pessoas já se curaram. As demais, estão em isolamento domiciliar.

 

Goiânia - GO
Atualizado às 00h48 - Fonte: Climatempo
22°
Alguma nebulosidade

Mín. 19° Máx. 31°

22° Sensação
11 km/h Vento
78% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (25/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 33°

Sol com algumas nuvens
Sábado (26/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 33°

Sol com algumas nuvens