Quinta, 24 de Setembro de 2020 02:03
62 99863-8531
Turismo TURISMO

Após cinco meses sem turismo, Pirenópolis reabre hotéis e libera cachoeira só com agendamento

Hotéis, pousadas, casas de aluguel e campings podem funcionar, desde que respeitem a capacidade máxima de ocupação de 65%. Estabelecimentos devem seguir medidas de prevenção à Covid-19.

15/08/2020 07h01
Por: Kamila Reis Fonte: G1
Após cinco meses sem turismo, Pirenópolis reabre hotéis e libera cachoeira com agendamento — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Após cinco meses sem turismo, Pirenópolis reabre hotéis e libera cachoeira com agendamento — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Após cinco meses, turistas poderão voltar a viajar para Pirenópolis, uma das principais cidades turísticas de Goiás, a partir dessa sexta-feira (14). Hotéis, pousadas, casas de aluguel e campings podem funcionar, desde que respeitem a capacidade máxima de ocupação de 65%. As cachoeiras da cidade também estão liberadas, mas, para frequentar, é preciso fazer um agendamento prévio.

A reabertura foi autorizada por meio de decreto municipal, no dia 31 de julho. Segundo o documento, a prefeitura decidiu reabrir a cidade para turistas considerando a "necessidade de reabertura segura e gradual" das atividades econômicas.

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na tarde desta sexta-feira, a cidade tem 142 casos confirmados de coronavírus e quatro óbitos pela doença.

Para voltarem a funcionar, os estabelecimentos devem ter um atestado de conformidade aprovado e emitido pela SMS. Os locais deverão ser higienizados constantemente e só podem atender com, no máximo, 65% da capacidade no caso de hospedagem e 50% nas demais atividades.

O decreto anterior, publicado no dia 20 de julho, já havia permitido os bares e restaurantes a atenderem clientes até meia-noite. Além disso, a entrada de visitantes de outros estados deve seguir regras, como apresentar o comprovante de hospedagem.

 

Visita a cachoeiras

No caso das cachoeiras, é preciso agendar horário e tempo de permanência para evitar aglomerações. Durante o deslocamento até chegar ao poço da cachoeira, as pessoas devem utilizar máscaras protetoras faciais, podendo estas serem retiradas somente antes da entrada na água e recolocadas após a saída da água.

O agendamento deve ser feito por meio de agências de turismo ou por telefone das fazendas em que os atrativos naturais estão localizados.

 

Regras para a retomada

Todas as pessoas devem usar máscara para ter acesso os estabelecimentos. A máscara só pode ser retirada para se alimentar ou beber, sendo que, nos atrativos naturais, somente poderá retirada para banho, não sendo permitido colocá-la sobre a mesa, balcão ou qualquer superfície;

Se colaborador, funcionários, proprietário ou gerente apresentar sintomas gripais na entrada ao serviço, deverá ser dispensado e orientado a procurar atendimento médico. Se vier a ser testado positivo para o coronavírus, deverá ser afastado do trabalho por 14 dias e o estabelecimento fechado para higienização e depois retornar às atividades;

Fica proibida a realização de comemorações nos estabelecimentos enquanto durar a pandemia;

Em caso de descumprimento, será aplicada multa de R$ 1 mil por pessoa;

Entende-se por "aglomeração, a reunião, sem aparente justificativa, de três ou mais pessoas, sem a distância mínima de 2 metros entre elas.

 

Entre as medidas para a reabertura de bares e restaurantes, estão:

Distanciamento de, no mínimo, 2 metros entre as mesas;

Aferição de temperatura;

Uso de máscara;

Disponibilização de álcool gel 70%;

Talheres higienizados e embalados individualmente;

Torros de mesa trocados a cada cliente;

Limitação de quatro pessoas por mesa.

Além disso, os donos dos estabelecimentos que desejarem retomar as atividades e ainda não estão habilitados devem agendar uma vistoria. Somente após a visita dos fiscais e, caso o local esteja regular, é emitido um certificado atestando que o local está apto a retomar as atividades.

 

Goiânia - GO
Atualizado às 01h49 - Fonte: Climatempo
21°
Alguma nebulosidade

Mín. 19° Máx. 31°

21° Sensação
9 km/h Vento
83% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (25/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 33°

Sol com algumas nuvens
Sábado (26/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 33°

Sol com algumas nuvens