Quinta, 24 de Setembro de 2020 01:56
62 99863-8531
Turismo TURISMO

Parque da Chapada dos Veadeiros reabre para turismo nesta terça-feira (18)

Local poderá funcionar com 60% da capacidade total, com acesso liberado para três trilhas

17/08/2020 14h06
Por: Kamila Reis Fonte: Mais Goiás
Após cinco meses fechado por causa do novo coronavírus, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros será reaberto para turismo na terça (18). (Foto: divulgação)
Após cinco meses fechado por causa do novo coronavírus, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros será reaberto para turismo na terça (18). (Foto: divulgação)

Após cinco meses fechado para o público em decorrência da pandemia do novo coronavírus, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros será reaberto para turismo na terça-feira (18). Local terá que cumprir uma série de exigências e protocolos de higienização, bem como distanciamento para prevenir a proliferação da covid-19. O parque, que fica localizado no município de Alto Paraíso, poderá operar com 60% da capacidade total. Três trilhas estão com acesso liberado.

A visitação de turistas no local ocorre após decreto municipal que autorizou a volta de atividades econômicas na cidade e liberação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Soci Parques, concessionária responsável pelas visitações.

Entre as três trilhas reabertas estão: Amarela, de 11 km e que leva ao complexo de cachoeiras Saltos, Carrossel e Corredeiras; Vermelha, de 11 km, com acesso aos Cânions e Cariocas; e Azul, da Seriema, com 850 metros. A Travessia das Sete Quedas, por ser a mais longa (23,5 km) e abrigar também o camping, permanecerá fechada.

O funcionamento na Chapadas dos Veadeiros permanece o mesmo, com entrada permitida das 8h às 12h e saída até às 18h. Os turistas devem fazer uso obrigatório de máscara para acessar ao Parque, o Centro de Visitantes e demais espaços internos. Os visitantes terão a temperatura aferida na entrada. Os que registrarem acima de 37,8o não poderão acessar o Parque e serão encaminhados a uma unidade de saúde.

 

Outras medidas de segurança

Segundo informações da Soci Parques, foram instalados dispositivos de álcool em gel e sinalizações que orientam sobre o distanciamento necessário no Centro de Visitantes, bilheteria, lanchonete e sanitários.

A loja de souvenirs e a lanchonete retomam as atividades, porém não será permitido o consumo de alimentos no interior do Centro de Visitantes, apenas na área externa.

Ainda de acordo com a concessionária, a rotina de limpeza e desinfecção de todas as áreas será redobrada, com atenção destacada às superfícies manipuláveis. Os funcionários vão orientar os turistas para evitar aglomerações nas trilhas e atrativos. Os colaboradores devem estar munidos com EPIs e terão os uniformes desinfetados diariamente, assim como os equipamentos utilizados para a limpeza.

 

Goiânia - GO
Atualizado às 01h49 - Fonte: Climatempo
21°
Alguma nebulosidade

Mín. 19° Máx. 31°

21° Sensação
9 km/h Vento
83% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (25/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 33°

Sol com algumas nuvens
Sábado (26/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 33°

Sol com algumas nuvens