Quinta, 24 de Setembro de 2020 02:28
62 99863-8531
Entretenimento ENTRETENIMENTO

Katy Perry: Fábrica de hits, álbum ‘Teenage Dream’ completa 10 anos

Disco marcou uma geração e consolidou a artista com uma das hitmakers da década. Relembre os recordes, as músicas marcantes e muito mais!

24/08/2020 08h52
Por: Kamila Reis Fonte: Mais Goiás
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Nesta segunda-feira 24 de agosto, um dos álbuns mais celebrados dos últimos anos completa uma década de lançamento. O colorido Teenage Dream, de Katy Perry, não só consolidou o nome da cantora como uma das artistas pop mais importantes da música, como marcou uma geração que canta e dança os inúmeros hits açucarados do disco até hoje.

Após o álbum One of the Boys, de 2008, onde Perry já tinha alcançado o sucesso mundial com músicas como I Kissed Girl e Hot n Cold, muita gente duvidava que aquela novata conseguiria se manter na indústria. Contudo, bastou o lançamento de California Gurls, primeiro single de Teenage Dream, para a morena mostrar a que veio: a canção estrou em segundo lugar na Billboard Hot 100 e depois passou seis semanas em primeiro.

Aliás, primeiro lugar foi o que não faltou. Foram cinco músicas no topo da Hot 100: California Gurls, Teenage Dream, Firework, E.T. e Last Friday Night. Isso fez do disco o segundo de todos os tempos a conseguir tal feito, se igualando a Bad, de Michael Jackson. Com o relançamento Teenage Dream: The Complete Confection, outra música em primeiro na Billboard: Part Of Me.

E não para por aí. Mundialmente, o álbum vendeu 239 mil cópias em sua primeira semana e mais de 35 milhões de singles mundialmente. Teenage Dream venceu na categoria Melhor Álbum Pop no Billboard Music Awards e Álbum Interacional do Ano no Juno Awards, além de ter sido indicado a seis prêmios Grammy, incluindo na categoria Álbum do Ano.

A obra de Katy Perry rendeu ainda a turnê California Dreams Tour. Para a alegria dos katycats brasileiros, pela primeira vez a estrela pop pisou por aqui, cantando em São Paulo e no Rio de Janeiro (no Rock in Rio).

A apresentação em São Paulo, inclusive, foi marcante para a artista. Na época casada com o comediante Russel Brand, antes de subir ao palco naquele 23 de setembro de 2011, Katy recebeu uma mensagem de Russel pedindo o divórcio. O momento pode ser visto no documentário Katy Perry: Part Of Me, que mostra, além dos shows, os bastidores e acontecimentos da vida pessoal da cantora.

“O Brasil teve um papel muito importante. Fui pra lá quase no final da turnê, com o cansaço aparecendo. Teve um momento em que a plateia, do nada, começou a gritar ‘Katy, eu te amo’. Eu me senti muito confortada. Era o que eu precisava no momento”, afirmou Perry.

A capa oficial de Teenage Dream, com Katy Perry nua deitada em nuvens de algodão doce, foi pintada em tela pelo artista Will Cotton. A primeira vez que a imagem foi mostrada teve direito até a uma live especial, no dia 21 de julho de 2010.

Para o clipe de California Gurls, o diretor Mathew Cullen disse que, além das inspirações óbvias, como Alice no país das Maravilhas e A Fantástica Fábrica de Chocolates, ele usou as obras de Cotton como inspiração. O pintor é conhecido por misturar paisagens compostas por doces e personagens humanos.

Katy Perry atuou como compositora em todas as faixas do CD, com letras que abordam amor, festas, auto-empoderamento e crescimento pessoal. Como influências para a obra, a cantora cita artistas como ABBA, Cyndi Lauper, Alanis Morissette, Ace of Base e Madonna, principalmente a música Into the Groove.

É curioso que, no lançamento de Teenage Dream, grande parte dos críticos torceram o nariz para o trabalho, que tem uma aprovação de apenas 52 pontos no Metacritic. Mas agora, com várias revistas e sites revisitando o disco anos depois, muitos parecem ter mudado de ideia.

Após dar uma das piores notas do álbum em 2010, o PopMatters agora não poupou elogios. “Goste ou não, três coisas são certas: nós nascemos, vamos morrer e o Teenage Dream de Katy Perry é perfeito. Esses são fatos indiscutíveis, embora difíceis de aceitar”, lê-se na publicação.

“Last Friday Night é intergalaticamente perfeita demais para ter entrado no mundo por qualquer outra coisa que não a concepção divina. É o pop perfeito”, acrescentam. Já o site DiscoverMusic publicou que o álbum é um clássico do pop, enquanto o site Slate montou um artigo científico (isso mesmo) sobre a genialidade por trás do disco.

Mesmo que cada single do Teenage Dream tenha uma estética diferente, tudo ficou marcante até hoje, não só para os fãs da artista. Passados dez anos, essa “era” continua viva na cabeça de todo ouvinte de música pop, gostando ou não. Clipes, performances, roupas… Katy trabalhou o álbum durante mais de um ano, coisa rara nos artistas pop atualmente.

Com dois CDs, oito videoclipes, um documentário, turnê mundial e até uma tatuagem feita por Katy Perry, a era Teenage Dream começou e terminou no topo. Dez anos depois, a estrela hoje está noiva do ator Orlando Bloom e grávida da primeira filha.

Além disso, Smile, sexto disco da artista chega no próximo dia 28 de agosto! O trabalho já superou Chromatica, de Lady Gaga, como o álbum com mais pré-encomendas no iTunes este ano. A gravidinha ainda afirmou que cada canção do CD contará com um clipe, então não faltam motivos para os katycats sorrirem (:

 

 

 

Goiânia - GO
Atualizado às 02h09 - Fonte: Climatempo
20°
Alguma nebulosidade

Mín. 19° Máx. 31°

20° Sensação
6 km/h Vento
88% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (25/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 33°

Sol com algumas nuvens
Sábado (26/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 33°

Sol com algumas nuvens