Sexta, 25 de Setembro de 2020 08:08
62 99863-8531
Coronavírus COVID-19

Sítio d’Abadia e Água Limpa são as únicas cidades goianas sem casos confirmados de Covid-19, diz SES

Nesta quarta-feira, Goiás passou da marca de 150 mil casos confirmados da doença. Dentre eles, mais de 3,5 mil morreram.

09/09/2020 17h18
Por: Kamila Reis Fonte: G1
Água Limpa — Foto: Reprodução/Prefeitura de Água Limpa
Água Limpa — Foto: Reprodução/Prefeitura de Água Limpa

Os moradores de Sítio d’Abadia e Água Limpa, ambas no sul de Goiás, podem se considerar privilegiados: as duas cidades são as únicas do estado, segundo a Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO), que têm zero casos confirmados da Covid-19. O dado é do fim da manhã desta quarta-feira (9).

Segundo o Painel da SES, que é atualizado a todo momento, até o fim desta manhã o número de infectados no estado havia passado de 150 mil e o número de mortos com a doença de 3,5 mil. Os casos estão concentrados nos outros 244 municípios goianos.

A SES-GO informou que o interior de Goiás passou a concentrar o maior número de casos da doença no mês de maio, mas que o mais provável é que esses municípios tenham sido "preservados" pela sua localização e tamanho.

"São municípios bem pequenos – Sítio D´Abadia tem 3.251 habitantes e Água Limpa. 2.074 – e afastados. A cidade de Sítio D´Abadia é localizada na Região Nordeste do Estado, tem baixa densidade demográfica e difícil acesso. Esses são fatores que podem justificar a chegada mais lenta da doença ao município", informou a pasta.

Números da Covid-19 em Goiás no fim da manhã de 9 de setembro de 2020 — Foto: Reprodução/SES

Secretário de Saúde de Sítio d’Abadia, Francisco Bezerra Garcia Filho afirmou que a cidade tem seguido os protocolos recomentados para evitar a contaminação pelo coronavírus e acredita que a fiscalização e o compromisso em controlar a situação fizeram a diferença.

“Temos um carro de som que passa na cidade toda lembrando as pessoas de usar máscara, temos as barreiras na entrada da cidade, onde fazemos entrevistas com quem está passando para saber se a pessoa tem algum sintoma, medir a temperatura. Se for o caso, pedimos que a pessoa retorne”, explicou.

Também de acordo com ele, o município adotou uma medida de doar testes a todas as pessoas que tiverem suspeita da Covid-19.

Segundo o secretário, eles se organizaram para fazer a coleta na casa do morador, permitindo que ele fique isolado em casa até o resultado.

Dados da cidade de Sítio d'Abadia sem casos de Covid-19 em Goiás — Foto: Reprodução/SES

A secretária de Saúde de Água Limpa, Divina Lúcia, disse que o foco foi conscientizar a população sobre a importância de respeitar as medidas com uso de máscara e álcool em gel e de ficar em casa o máximo possível.

Ela também acredita que outros fatores, como população mais idosa e o fato de a cidade se pequena, também contribuíram.

“A gente fica muito preocupado porque a maioria da população é idosa e não temos muita estrutura – temos que regular os pacientes que precisam de internação para Morrinhos –, mas por serem mais idosos também são mais de ficar em casa. [...] Também fizemos uma barreira sanitária, dois finais de semana de lockdown. Acho que as ações foram bem sucedidas”, disse.

Água Limpa sem registro de casos de Covid-19 em Goiás — Foto: Reprodução/SES

 

Goiânia - GO
Atualizado às 07h49 - Fonte: Climatempo
23°
Alguma nebulosidade

Mín. 18° Máx. 35°

23° Sensação
7 km/h Vento
61% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (26/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 36°

Sol com algumas nuvens
Domingo (27/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 37°

Sol com algumas nuvens