A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital, publicou uma nova portaria autorizando a reabertura das salas de cinema na cidade a partir desta sexta-feira (11), após quase seis meses fechadas, devido à pandemia de coronavírus. No entanto, será preciso observar uma série de medidas, incluindo medidas de sanitização, uso obrigatório de máscara, e ocupação máxima de 30% da capacidade de cada sala.
Para que os cinemas voltem a funcionar, é necessário que as empresas solicitem uma autorização do município no site da retomada responsável. O documento com a autorização deve ser impresso e colocado no estabelecimento em local visível ao público.
Segundo a prefeitura, caso o estabelecimento descumpra alguma das regras de sanitização, o empresário poderá perder, imediatamente, a autorização de funcionamento. Em caso de reincidência, terá de pagar multa e poderá ter a licença municipal cassada.
A portaria foi publicada na sexta-feira (4), no Diário Oficial Eletrônico do município, com regras para evitar a disseminação do coronavírus (veja abaixo).
De acordo com boletim divulgado pela prefeitura, Aparecida de Goiânia tem mais de 26 mil casos notificados de coronavírus. Destes, mais de 25 mil já se recuperaram e 394 pessoas morreram em decorrência da doença.
Determinações:
Disponibilização de álcool gel 70% na entrada de todas as salas e em ambientes estratégicos;
Aferição da temperatura de clientes e funcionários;
Desativação de equipamentos de registro com digital, como catracas;
Uso obrigatório de máscara de proteção contra a Covid-19 para clientes e funcionários;
Distanciamento mínimo de 1,5 m entre as pessoas em todos os ambientes como salas, filas e balcões de atendimento;
Limpeza geral e desinfecção de todos os ambientes uma vez por período e a cada exibição de filmes, e também em qualquer superfície de contato como poltronas;
Promoção de ações que incentivem a compra de ingressos via internet;
Disponibilização de cartazes com as regras de funcionamento autorizadas e as restrições sanitárias adotadas;
Intervalos maiores entre as sessões;
Banheiros devem ter sabonete líquido, toalha de papel e álcool 70%;
Adoção de medidas internas relacionadas à saúde do trabalhador, necessárias para evitar a transmissão do coronavírus no ambiente de trabalho;
Treinamento das equipes de trabalho sobre os protocolos de higienização, controle de público e distanciamento.
Mín. 19° Máx. 25°
Mín. 21° Máx. 26°
Sol com muitas nuvens e chuvaMín. 20° Máx. 29°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.