Quinta, 24 de Setembro de 2020 01:05
62 99863-8531
Saúde & Bem Estar VACINAÇÃO

Goiânia inicia vacinação antirrábica para cães e gatos nesta segunda (14)

Campanha terá um ponto fixo na GO-020, além de vários postos em regiões específicas da cidade e drive-thru. Vacinação ocorre até o mês de dezembro

14/09/2020 11h44
Por: Kamila Reis Fonte: Mais Goiás
Teve início, nesta segunda-feira (14), a Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos em Goiânia. (Foto: Reprodução)
Teve início, nesta segunda-feira (14), a Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos em Goiânia. (Foto: Reprodução)

Teve início, nesta segunda-feira (14), a Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos em Goiânia. A imunização ocorrerá, inicialmente, nas regiões Sul e Central, e terá quatro locais à disposição da população, além de drive-thru (confira lista abaixo). Campanha permanece ativa até o dia 11 de dezembro e também será levada para as demais regiões.

Durante toda a campanha haverá um posto fixo de vacinação na diretoria de Vigilância em Zoonoses, Rodovia GO-020, no Setor Vale das Pombas, na capital. Além disso, vários postos temporários serão dispostos em toda a cidade.

As doses serão ministradas, inicialmente, em três locais: Parque de Exposições Agropecuário (Pecuária) no setor Nova Vila, Cemei João Paulo I (Jardim América) e Jardim Botânico (Pedro Ludovico). No Parque de Exposições e Jardim Botânico, a vacina também será disponibilizada no sistema drive-thru. Os interessados podem procurar um posto das 9h às 16h.

Posteriormente, serão contempladas as regiões Norte, Leste, Oeste, Noroeste e Sudoeste, nesta sequência. A vacina é gratuita e pode ser aplicada em cães e gatos a partir de três meses de idade. Os responsáveis pelos animais deverão utilizar máscara durante a permanência nos postos de vacinação.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os locais serão preparados para realizar a imunização dos animais de forma segura, atendendo aos protocolos de segurança. Por questões de segurança e para evitar aglomerações, não haverá o dia D de vacinação.

O gerente de Controle de População Animal da Vigilância em Zoonoses, Isaías de Araújo, alerta para a importância da vacinação na prevenção da raiva animal e humana. “Vacinando o animal, a pessoa está protegendo seu pet e também sua família, pois a raiva é uma zoonose que acomete todos os mamíferos e em seres humanos é letal”, disse.

 

Casos de raiva

Segundo expõe a SMS, o último caso de raiva humana em Goiânia foi registrado em 1999 e o último de raiva canina foi registrado no ano de 2000. Por não ter sido registrado nenhum caso após essas datas, as campanhas de vacinação antirrábica deixaram de ser realizadas nos anos de 2011, 2015 e 2019. A última vacinação ocorreu em 2018, quando foram vacinados um total de 163.746 cães e gatos.

 

Confira os locais de vacinação nas regiões Sul e Central:

 

– 14 a 26 de setembro (exceto domingos):

Parque de Exposições (Pecuária) – Nova Vila (drive-thru e pedestre)

CEMEI João Paulo I – Jd. América (pedestre)

Jardim Botânico – Pedro Ludovico (drive-thru e pedestre).

 

– 19 e 26 de setembro:

Escola Municipal Jesuína de Abreu – Pq Amazônia (pedestre)

Escola Municipal Dona Belinha – Vila Izaura (pedestre).

Horário: 9h às 16h

 

Goiânia - GO
Atualizado às 00h48 - Fonte: Climatempo
22°
Alguma nebulosidade

Mín. 19° Máx. 31°

22° Sensação
11 km/h Vento
78% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (25/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 33°

Sol com algumas nuvens
Sábado (26/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 33°

Sol com algumas nuvens