Segunda, 21 de Setembro de 2020 16:49
62 99863-8531
Polícia COMBATE À CORRUPÇÃO

Polícia Civil troca titular de delegacia após operação contra fraude em licitação, e delegados da unidade pedem transferência

Direção da corporação afirma que mudança é 'ato corporativo corriqueiro'. Alteração aconteceu no mesmo dia em que equipe cumpriu mandados de investigação que apura R$ 26 milhões de superfaturamento no Detran-GO.

16/09/2020 12h19 Atualizada há 5 dias
Por: Kamila Reis Fonte: G1
Delegacia Estadual de Combate à Corrupção Goiás — Foto: Polícia Civil/Divulgação
Delegacia Estadual de Combate à Corrupção Goiás — Foto: Polícia Civil/Divulgação

O então titular da Delegacia de Combate à Corrupção (Deccor) de Goiás, Rômulo Figueiredo Queiroz, foi retirado da chefia da unidade na terça-feira (15), por determinação da direção da Polícia Civil. Na mesma data, ele próprio e os outros cinco delegados dessa equipe pediram para serem realocados para outras unidades.

Por meio de nota, a Polícia Civil informou que a troca nos titulares das delegacias é "ato corporativo corriqueiro” e que "as investigações serão preservadas". "Não se tratou de remoção do delegado de polícia, tão somente de readequação administrativa, a fim de viabilizar que a delegacia se torne ainda mais produtiva e intolerante com a corrupção" (leia a íntegra ao fim da reportagem).

A saída de Rômulo da titularidade e o pedido de realocação de todos os delegados da Deccor aconteceram na mesma data em que foi deflagrada a Operação Stop Spooler, que investiga suspeita de R$ 26 milhões de superfaturamento e fraude em licitação.

Procurado pela reportagem, o delegado Rômulo Queiroz disse que prefere não dar declarações sobre o caso. O G1 apurou que ele deve entrar de férias, que estão acumuladas, nos próximos dias.

Um documento obtido pela TV Anhanguera mostra a assinatura do próprio delegado e de todos os outros que compõe a delegacia pedindo realocação. A data dessa solicitação também é de terça-feira.

O G1 procurou os demais delegados para saber se gostariam de se posicionar sobre o caso. Por telefone, Davi Rezende disse que também não quer se pronunciar sobre o pedido de realocação.

A reportagem contatou, por mensagem, Luiz Gonzaga, Magda D’Ávila e Maurício Passerini e aguarda retorno. O G1 também tentou contato, por telefone, com o delegado Francisco Lipari e espera um posicionamento.

O governo de Goiás criou, em 2019, o Grupo Especial de Combate à Corrupção. Em junho deste ano, a Assembleia Legislativa aprovou um projeto do governo transformado o grupo em uma delegacia. A unidade fica no Setor Aeroviário, em Goiânia.

 

Operação Stop Spooler da Polícia Civil — Foto: Reprodução/Polícia Civil

 

Goiânia - GO
Atualizado às 16h45 - Fonte: Climatempo
31°
Tempo aberto

Mín. 22° Máx. 35°

31° Sensação
28 km/h Vento
36% Umidade do ar
90% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (22/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 26°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (23/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 27°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.