Quinta, 22 de Outubro de 2020 20:38
62 99863-8531
Coronavírus COVID-19

Aparecida de Goiânia lança app para agendamento de testes gratuitos que detectam casos de Covid-19

'Saúde Aparecida' também permite que moradores tenham acesso a informações das unidades de saúde da rede municipal e agendamento de consultas. Por enquanto, aplicativo só pode ser baixado para usuários de Android.

08/10/2020 08h02
Por: Kamila Reis Fonte: G1
Aplicativo lançado pela prefeitura de Aparecida de Goiânia para agendamento de exame RT-PCR — Foto: SMS/Divulgação
Aplicativo lançado pela prefeitura de Aparecida de Goiânia para agendamento de exame RT-PCR — Foto: SMS/Divulgação

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital, lançou um aplicativo que permite o agendamento, de graça, do exame RT-PCR, responsável por detectar casos de coronavírus. O app “Saúde Aparecida” é voltado para os moradores da cidade e pode ser baixado gratuitamente.

O objetivo do serviço, segundo o secretário de Saúde de Aparecida de Goiânia, Alessandro Magalhães, é agendar o exame de forma rápida e segura. Até então, o agendamento era feito somente por ligação, pelo número 0800-646-1590. Essa opção continua disponível, mas o aplicativo aumenta a facilidade de quem pretende realizar um teste RT-PCR, segundo Magalhães.

O “Saúde Aparecida” permite que os usuários tenham acesso a informações das unidades de saúde da rede municipal e ao agendamento de consultas. De acordo com o secretário de Saúde do município, a intenção é ampliar os serviços ofertados pelo app.

Nossa proposta é agregar diversos outros serviços do SUS, como agendamento de exames e consultas. Afinal, vivemos uma era digital e estamos construindo uma cidade inteligente”, disse.

Inicialmente, o aplicativo só está disponível para usuários do sistema Android. No entanto, a secretaria de Saúde informou que, em breve, será disponibilizado também na plataforma iOS.

 

Triagem para agendamento

Após baixar o aplicativo, é preciso realizar um cadastro com número do CPF e cartão SUS.

Segundo o superintendente de atenção à Saúde, Gustavo Assunção, é feita uma triagem virtual antes do agendamento do exame RT-PCR. Cada usuário precisa preencher um questionário sobre os sintomas apresentados.

Conforme ele responde, o sistema pode agendar o teste em algum dos três drive-thru de testagem da cidade. O sistema pode ainda recomendar que ele procure uma UBS ou UPA, conforme a gravidade do caso. Existe mais de uma opção de encaminhamento. Tudo depende da situação clínica do paciente”, explicou.

Formulário de triagem no aplicativo para agendamento de exame RT-PCR — Foto: SMS/Divulgação

Goiânia - GO
Atualizado às 20h27 - Fonte: Climatempo
22°
Trovoada e chuva

Mín. 20° Máx. 30°

22° Sensação
11 km/h Vento
94% Umidade do ar
90% (20mm) Chance de chuva
Amanhã (23/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 26°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sábado (24/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 26°

Sol com muitas nuvens e chuva