Sexta, 30 de Outubro de 2020 06:36
62 99863-8531
Cidades GOIÁS

Chuva chega a Goiás após dias de recorde de altas temperaturas

Choveu em Jataí na tarde desta sexta-feira. A previsão é de que chova na maior parte do estado no final de semana, amenizando o calor.

10/10/2020 08h38
Por: Kamila Reis Fonte: G1
Moradores de Jataí flagram chuva. — Foto: Reprodução/ TV Anhanguera
Moradores de Jataí flagram chuva. — Foto: Reprodução/ TV Anhanguera

Moradores de Jataí, na região sudoeste de Goiás, foram "presenteados" com uma chuva no início da tarde desta sexta-feira (9), que durou em torno de 30 minutos. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) chova na maior parte do estado no final de semana, amenizando o calor.

Nesta sexta-feira, o órgão informou que devem ocorrer chuvas pontuais e intensas no sul e sudoeste goiano. Já em Goiânia e nas demais regiões do estado, a previsão é que a chuva chegue a partir de sábado (10).

Amanhã, se tiver muita estabilidade e condições em termos de umidade, pode sim ter uma possibilidade de ocorrência de 20% em Goiânia”, afirma a chefe do Inmet em Goiás, Elizabeth Ferreira.

Com a chegada das chuvas, o calor deve ser amenizado no início da próxima semana. “A segunda-feira tende ser mais fresquinha, sai desses 40°C para os 34°C, o que já é um grande alívio”, destaca Elizabeth.

A especialista alerta que podem ocorrer temporais na próxima semana. Conforme o Inmet, as precipitações podem variar de 2,5 mm até 12 mm em menos de 1 hora, com rajada de vento de 30 km/h a 60 km/h.

"A gente está com uma massa de ar predominante seca e quente e vai chegar uma outra mais fria e úmida. Então, esse choque térmico entre as duas ocasiona as rajadas de vento, granizo e descargas elétricas”, afirma a chefe do Inmet.

Para todo estado podem acontecer essas chuvas intensas, que podem causar queda de árvore e aquele alagamento rápido, porque a chuva, quando ela é muito intensa, não tem a percolação no solo. Existe mais o vazamento para as áreas mais baixas, ocasionando, às vezes, os alagamentos”, complementa.

Elizabeth lembra ainda que a população deve estar atenta aos sinais de perigo e evitar ficar em locais abertos e em piscinas ao perceber que as nuvens estão mais carregadas. Em caso de emergência, o ideal é ligar para a Defesa Civil no 153 e o Corpo de Bombeiros no 193.

 

Onda de calor

Goiás registrou altas temperaturas nos últimos dias. Na última terça-feira (6), Goiânia teve o dia mais quente dos últimos 83 anos, ao atingir 41,1ºC, segundo o Inmet.

O instituto chegou a emitir um alerta para o perigo de morte por hipertermia em partes do Centro-Oeste e do Sudeste do país, além de áreas do estado do Tocantins. Essa condição é resultado da elevação da temperatura corporal quando o organismo produz (febre) ou absorve mais calor do que consegue dissipar.

 

Goiânia - GO
Atualizado às 06h21 - Fonte: Climatempo
21°
Nuvens esparsas

Mín. 22° Máx. 27°

21° Sensação
4 km/h Vento
94% Umidade do ar
90% (30mm) Chance de chuva
Amanhã (31/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 26°

Chuvoso
Domingo (01/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 26°

Sol com muitas nuvens e chuva