Segunda, 26 de Outubro de 2020 06:11
62 99863-8531
Turismo FERIADO

Cidades turísticas goianas receberam mais de 70 mil visitantes no feriado

Apesar de registros de aglomerações, municípios avaliam positivamente o turismo e consciência de visitantes durante o feriado

13/10/2020 11h56
Por: Kamila Reis Fonte: Mais Goiás
Pirenópolis, Caldas Novas e Aruanã receberam, juntas, mais de 70 mil turistas no feriado de Nossa Senhora Aparecida. (Foto: reprodução)
Pirenópolis, Caldas Novas e Aruanã receberam, juntas, mais de 70 mil turistas no feriado de Nossa Senhora Aparecida. (Foto: reprodução)

O feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida, no último dia 12 de outubro, foi movimento nas cidades turísticas goianas. Pirenópolis, Caldas Novas e Aruanã receberam, juntas, mais de 70 mil visitantes. Mesmo com registro de aglomerações e descumprimento de medidas sanitárias, municípios fazem avaliação positiva e afirmam que a conscientização da população foi determinante para o resultado.

A cidade de Caldas Novas recebeu, durante todo o final de semana seguido do feriado, cerca de 50 mil turistas. No município, os meios de hospedagem podem funcionar com 70% da capacidade total. Ao todo, foram ocupados 90% das vagas totais disponíveis, segundo secretário de Saúde, Ivan Garcia.

Segundo ele, houve cerca de 15% a mais de turistas em comparação com o feriado do dia 7 de setembro. Apesar de a cidade ter ficado lotada, o secretário destaca que houve apenas um fato isolado de grande aglomeração ocorrido no último domingo (11). Fiscais da prefeitura tiveram de autuar um clube por conta de filas enormes na entrada do estabelecimento. “Foi um fato isolado e controlado rapidamente”, garantiu.

Para o secretário de Saúde José Ricardo, a avaliação do feriado em Caldas Novas é positiva. Segundo ele, a cidade estava cheia e com fluxo maior que o registrado no 7 de setembro, “mas tudo foi feito dentro do que é possível para o período”. “Tudo fluiu bem. A população respeitou o uso de máscara, os fiscais ficaram nas ruas até 1h da manhã e os estabelecimentos funcionaram até meia-noite. Tudo como o planejado.

De acordo com ele, o resultado do feriado só poderá ser contabilizado após 14 dias, período em que pode ou não aparecer novos casos de covid-19. “Estamos confiantes e acreditamos que não teremos muitas ocorrências nesse sentido”. José Ricardo ressaltou, ainda, que “apesar do sucesso”, o próximo feriado deve ser mais restrito. “Vamos continuar com o trabalho de conscientização e fiscalização”, garantiu.

 

Pirenópolis

Em Pirenópolis, todas as vagas de hospedagem disponíveis na rede hoteleira foram ocupadas. Atualmente, hotéis e pousadas na cidade só podem funcionar com 80% da capacidade. Durante o feriado, houve ocupação de 100% dos leitos disponíveis, isto é, entre 12 e 15 mil leitos. Ao todo, de acordo com o secretário de Turismo, Marcos Vieira, a cidade recebeu cerca de 20 mil pessoas.

O secretário ressalta que, apesar de bastante gente ter comparecido, foram aplicadas poucas multas por aglomeração. Segundo ele, dois fatores foram determinantes: a conscientização dos turistas e a maior oferta de atrativos, restaurantes e bares. Ele salienta que neste feriado todos os estabelecimentos foram autorizados a funcionar, o que aumentou a oferta aos visitantes.

“Tivemos maior opção de atrativos. No dia 7 de setembro, registramos muitas filas de espera em restaurantes e bares. No feriado de Nossa Senhora Aparecida isso foi menor. Tivemos aglomeração sim, mas foi bem menos”, disse.

Ainda conforme ele, houve pequenas aglomerações após os estabelecimentos fecharem à meia-noite. “Depois do toque de recolher foram registrados alguns pontos de aglomeração na Rua do Lazer, por exemplo, mas os policiais militares foram acionados e o público foi dispersado. As pessoas estavam mais conscientes dessa vez. Não tivemos ocorrências mais graves”.

 

Aruanã

Já em Aruanã, a estimativa é de que 10 mil pessoas tenham passado pela cidade. De acordo com Carlos Eduardo Cardoso, coordenador técnico do Comitê de Enfrentamento à Covid- 19 no município, este feriado foi mais organizado, com poucas ocorrências de aglomeração. Segundo ele, não houve aplicação de multas durante o período.

Carlos Eduardo ressalta que, desta vez, a cidade estava mais estruturada para receber os visitantes. Conforme ele, houve aumento de 30% do público em relação ao mesmo período em 2019. “Apesar do aumento, não tivemos nenhum problema. A PM também não”, garantiu.

E completou: “estamos satisfeitos. Já iremos planejar os próximos feriados e o final de ano. Estamos aprendendo viver de novo dentro dessa nova realidade pandêmica”.

 

Goiânia - GO
Atualizado às 06h08 - Fonte: Climatempo
23°
Muitas nuvens

Mín. 19° Máx. 28°

23° Sensação
7 km/h Vento
89% Umidade do ar
90% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (27/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (28/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.