Domingo, 29 de Novembro de 2020 13:55
62 99863-8531
Política ELEIÇÕES 2020

Forças policiais vão usar drones e 7,9 mil agentes nas ruas para garantir segurança nas eleições 2020

Polícias Federal, Civil e Militar atuarão em conjunto neste pleito. Delegacia de Crimes Cibernéticos colocará equipe à disposição para combater fake news.

14/11/2020 06h53
Por: Kamila Reis Fonte: G1
PF realiza simulação para uso de drones nas eleições municipais, em Goiás — Foto: Divulgação/Polícia Federal
PF realiza simulação para uso de drones nas eleições municipais, em Goiás — Foto: Divulgação/Polícia Federal

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) anunciou nessa sexta-feira (13) medidas formuladas em conjunto com forças policiais para garantir segurança nas eleições municipais deste ano. A Polícia Militar vai colocar nas ruas 7,9 mil agentes nos 2,4 mil locais de votação.

O trabalho que visa garantir a transcorrência normal das eleições vem sendo trabalhada nos últimos meses, segundo o presidente do tribunal, desembargador Leandro Crispim.

"Estamos desenvolvendo o trabalho ao longo de vários meses com as forças de segurança para fazer uma eleição ordeira no estado. O TRE está com o trabalho de segurança organizado", anunciou Crispim.

A Polícia Federal informou que vai usar drones em alguns municípios goianos como forma de fiscalização, principalmente em Goiânia, Jataí e Anápolis, onde o órgão federal possui sedes.

"A PF vai atuar em Goiânia, Jataí e Anápolis, onde tem sede, mas também mandamos policiais para o Entorno do Distrito Federal e o interior do Goiás. Vamos usar drones como persuasão contra pessoas que tem intenção de cometer crimes eleitorais", explicou o delegado Adriano Mares Tarouco.

Policiais Militares de Goiás se preparam para força-tarefa nas eleições 2020 Goiânia — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Repressão às fake news

A delegada da Polícia Civil Silvana Nunes Ferreira anunciou a colocação de delegados, agentes e escrivães em 157 municípios para receber as denúncias e realizar procedimentos policiais onde não há a presença da Polícia Federal.

Em relação às notícias falsas, conhecidas como fake news na internet, a delegada responsável pelp combate a crimes cibernéticos, Sabrina Leles, disse que toda a equipe da delegacia especializada estará de plantão no dia da votação.

"Também formamos mais de 150 policiais para atuar contra as fake news no interior e auxiliar a Justiça Eleitoral na intermediação junto às grandes empresa de redes sociais e aplicativos de mensageria, para combater de mais efetiva possível a questão das inverdades espalhadas no meio virtual", esclareceu Sabrina Leles.

Para a segurança operacional da eleição, o major da Polícia Militar Dallbian Guimarães Rodrigues disse que a corporação vai colocar 7,9 mil policiais nas ruas em todos os municípios. As equipes estarão divididas entre 5,5 mil militares à disposição exclusiva do processo eleitoral e outros 2,4 mil para o patrulhamento ostensivo.

"Serão 1.050 viaturas espalhas no estado. Estamos falando de quase 8 mil policiais militares somente para a eleição, visando garantir que o processo eleitoral ocorra da melhor forma possível, como também coibir outros crimes que possam ocorrer no dia", explicou o major.

 

Goiânia - GO
Atualizado às 13h44 - Fonte: Climatempo
30°
Muitas nuvens

Mín. 20° Máx. 32°

29° Sensação
15 km/h Vento
38% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (30/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Terça (01/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 33°

Sol com algumas nuvens