Domingo, 29 de Novembro de 2020 16:04
62 99863-8531
Saúde & Bem Estar SAÚDE

HDT alerta para o tratamento da Tuberculose, mesmo em tempos de pandemia

“O tratamento completo é que vai garantir a cura da doença, por isso o paciente deve respeitar e seguir à risca a orientação médica", afirma João Alves, médico infectologista

17/11/2020 15h00
Por: Kamila Reis Fonte: G1
(Foto: Agecom Bahia)
(Foto: Agecom Bahia)

Diferente do que alguns possam pensar, a tuberculose não foi erradicada e, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), ainda pode gerar a morte de 2 milhões por ano. Desta forma, o Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT) adverte que ela tem cura e que existe o tratamento, que é gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus.

O tratamento completo é que vai garantir a cura da doença, por isso o paciente deve respeitar e seguir à risca a orientação médica e tomar os medicamentos corretamente durante todo o período, que chega a seis meses”, diz o infectologista do HDT, João Alves.

Destaca-se, nesta terça-feira (17) é celebrado o Dia Nacional de Combate à Tuberculose. Segundo João Alves, o hospital atendeu, de janeiro a outubro deste ano cerca de 120 casos. O tratamento, ele destaca, deve ser constante. Para garantir eficácia, este pode chegar até seis meses.

 

Tuberculose

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa provocada pela microbactéria mycobacterium tuberculosis, também conhecida como Bacilo de Koch (BK). Ela atinge o pulmão, mas também pode chegar a outros órgãos, como ossos, sistema nervoso e intestinos. No Brasil, segundo a OMS, a doença ainda mata cerca de 5 mil pessoas por ano.

Inclusive, a preocupação do médico em relação à pandemia é justamente pela Covid também atingir o pulmão. “As medidas de prevenção são praticamente as mesmas: evitar aglomeração, não compartilhar objetos de pessoas infectadas, proteger a boca ao tossir ou espirrar, manter práticas saudáveis para fortalecer o sistema imunológico e visitar o médico ao perceber os primeiros sintomas”, orienta

“A nossa maior preocupação tem sido em relação à pandemia. A tuberculose, além de ser altamente contagiosa, também tem uma taxa de mortalidade considerada alta, caso o paciente não seja diagnosticado e tratado a tempo”, completa o infectologista do HDT.

 

Goiânia - GO
Atualizado às 15h45 - Fonte: Climatempo
31°
Alguma nebulosidade

Mín. 20° Máx. 32°

31° Sensação
15 km/h Vento
36% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (30/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Terça (01/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 33°

Sol com algumas nuvens