Segunda, 18 de Janeiro de 2021 00:24
62 99863-8531
Saúde & Bem Estar DOAÇÃO DE SANGUE

Hemolabor promove ação especial no Dia Nacional do Doador de Sangue Voluntário

Além de celebrar a iniciativa dos doadores, data incentiva o ato, especialmente nessa época de pandemia e que antecede as férias, quando os bancos de sangue sofrem com a escassez de doações

25/11/2020 06h03
Por: Kamila Reis Fonte: Kasane Assessoria
doacao-sangue
doacao-sangue

Hoje, 25 de novembro, quarta-feira, quando é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue Voluntário, o Banco de Sangue Hemolabor receberá seus doadores com um dia especial parabenizando-os pelo seu ato, com lanche reforçado com cara de festa. As comemorações serão ainda estendidas até sexta-feira (27) com algumas surpresas em reconhecimento aos doadores que comparecerem ao banco nesses dias.   

O intuito da data é, além de celebrar a iniciativa dos doadores voluntários, incentivar e conscientizar sobre a importância da doação, especialmente nessa época de pandemia, em que os bancos de sangue de todo o país perderam a frequência de doadores regulares e têm sofrido com a baixa em seus estoques. O período ainda antecede as férias, que naturalmente gera escassez do doador regular, que viaja ou não doa devido às festividades de final de ano. Além disso, regularmente dezembro e janeiro, meses de recessos e feriados, aumenta a demanda por sangue, devido ao maior número de acidentes nas estradas.  

Entre os brasileiros, 59,52% são doadores voluntários, ou seja, doam espontaneamente regularmente, e os 40,48% restantes são doadores de reposição, aqueles que doam por razões pessoais, quando um amigo ou parente tem a necessidade de sangue. O diretor do Banco de Sangue Hemolabor, o hematologista Luis Henrique Gabriel, acredita que a falta de conscientização está entre os principais fatores para que o índice não seja ainda melhor, seguido por alguns mitos e medos e, especialmente este ano, o pânico causado pelo novo coronavírus. 

“Durante toda a pandemia, tivemos uma queda expressiva de doadores que ficaram com receio de procurar o banco e realizar a doação de sangue, e nesta época das festas de final de ano, seguida das férias, a demanda por sangue aumenta muito devido ao maior número de acidentes graves, e é justamente o período em que temos menos doadores, por muitos não doarem por viajar ou mesmo estarem envolvidos com as festividades de final de ano”, avalia o hematologista. 

 

Cuidados reforçados 

Para evitar aglomerações, tendo em vista o aumento recente dos casos de Covid-19 no Estado, o Banco de sangue orienta que o doador faça o agendamento prévio da sua doação. A unidade tem tomado medidas para preservar a saúde do seu público, entre elas, a adoção de agenda que têm distribuído o fluxo de doadores, evitando aglomerações; gerenciamento de doadores por sala em todas as etapas da captação, mantendo os mesmos a uma distância de segurança; disponibilização de dispensers com álcool em gel em todos os ambientes; orientações aos público interno e externo sobre higienização das mãos e etiqueta para tosse e espirro; e uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) pela equipe técnica. 

A demanda por sangue não diminuiu, por isso estamos chamando nossos doadores, lembrando da importância da doação. Queremos que nosso doador sinta-se seguro em estar nosso ambiente, para tanto estamos nos precavendo com várias medidas preventivas para resguardar a saúde do público e dos nossos colaboradores, que continuam atuando nos seus postos”, explica o diretor técnico do Banco de Sangue, Clemente Martins de Oliveira Neto. 

 

Critérios para doar sangue: 

Estar em boas condições de saúde; 

Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, precisam de autorização); 

Pesar no mínimo 50 kg; 

Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas); 

Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação); 

Apresentar documento com foto emitido por órgão oficial; 

Os homens podem doar com um intervalo de 60 dias, e as mulheres, 90 dias. Eles podem doar quatro vezes ao ano, enquanto elas podem doar três vezes. 

 

Quem não pode doar sangue? 

Pessoas com malária ou sífilis; 

Pessoas que tiveram hepatite ou Doença de Chagas; 

Usuários de drogas que compartilham seringas injetáveis; 

Homens e mulheres com múltiplos (as) parceiros (as) e que mantenham relações sexuais sem o uso de preservativo (camisinha); 

Parceiros sexuais de pessoas infectadas pelo HIV ou enfermos soropositivos; 

Pessoas com histórias prévias, recentes de doenças sexualmente transmissíveis; 

Mulheres grávidas.  

 

Banco de sangue Hemolabor 

O Banco de Sangue do Hemolabor utiliza um sistema que monitora e rastreia cada processo do chamado “Ciclo do sangue”. A atenção é total, desde o registro do doador e em todas as etapas, como a triagem, coleta, fracionamento e armazenagem individual de cada componente, até a sua liberação para transfusão por meio de leitor de código de barras. 

Possui um departamento de Aférese que realiza procedimentos terapêuticos e não terapêuticos. Todos os procedimentos são realizados de forma automatizada, com equipamentos e infraestrutura inovadores e sob a supervisão de profissionais capacitados. O banco de sangue Hemolabor tem 14 hematologistas, sendo dois pediátricos, hemoterapeutas, um diretor técnico e um diretor clínico. Sua estrutura comporta 10 cadeiras de coleta e uma capacidade de receber 120 doadores de sangue por dia e 10 doações de aférese.  

Além disso, o banco de sangue Hemolabor é certificado pela Associação Brasileira de Banco de Sangue, Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, Agência Nacional de Segurança Sanitária e Organização Nacional de Acreditação, nível 3, que atesta Excelência. 

doacao-sangue

 

**Informações Kasane Assessoria - Mariana Clímaco

Goiânia - GO
Atualizado às 00h10 - Fonte: Climatempo
23°
Nuvens esparsas

Mín. 21° Máx. 29°

23° Sensação
13 km/h Vento
89% Umidade do ar
90% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (19/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (20/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.