Segunda, 18 de Janeiro de 2021 00:50
62 99863-8531
Brasil SEMENTES MISTERIOSAS

Sementes misteriosas têm origem asiática, podem conter vírus e apresentam 'altíssimo risco' para a agricultura brasileira, diz laudo

Segundo análise do Ministério da Agricultura, sementes podem causar 'muitos danos', como surgimento de pragas e doenças. Brasileiros receberam amostras em correspondências após compras feitas pela internet.

26/11/2020 15h26
Por: Kamila Reis Fonte: G1
Sementes misteriosas chegaram ao Brasil por correspondências — Foto: Divulgação/Adaf
Sementes misteriosas chegaram ao Brasil por correspondências — Foto: Divulgação/Adaf

As sementes misteriosas enviadas ao Brasil junto com compras que brasileiros fizeram pela internet apresentam “altíssimo risco” para a agricultura brasileira. Essa é a conclusão do laudo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com base na análise de 36 amostras. De acordo com o superintendente federal da Agricultura em Goiás, Arnoldo Daher, as sementes podem conter vírus e bactérias.

Elas podem conter plantas daninhas e plantas invasoras, que causam grande dano econômico, como também podem conter vírus, bactérias e fungos, que causam muitos danos. Temos exemplos de pragas que não existiam na agricultura nacional e que hoje causam muitos danos”, afirma.

A análise, realizada pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em Goiânia (LFDA), vinculado ao Mapa, identificou ainda que as sementes são de origem asiática. “Já identificamos sementes de origem de quatro países diferentes, todos da Ásia”, diz o superintendente.

Segundo Arnoldo, a maioria das sementes analisadas é do tipo “ausente”, o que significa que não existe no país.

Temos que proteger a agricultura nacional contra essas pragas”, pontua Daher.

 

Envio das sementes

Desde o recebimento das primeiras amostras das sementes misteriosas no país, o Ministério da Agricultura intensificou a fiscalização das correspondências que chegam do exterior.

Antes a gente conseguia apreender 2 mil amostras por mês, hoje [esse número] já está em 5 mil”, afirma Arnoldo.

As primeiras sementes analisadas chegaram ao laboratório no final de setembro deste ano. Há registros de recebimento em cinco estados: Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

O laboratório da capital foi escolhido pelo Ministério por ser uma das unidades federais que tem referência no trabalho de diagnóstico vegetal.

A Agrodefesa e o Ministério da Agricultura alertam para os riscos da manipulação desses materiais, como a possibilidade da entrada de pragas ou doenças que não existem ou que já estão erradicadas no país. A orientação é para que as pessoas não abram, não plantem nem joguem fora as sementes.

Sementes ‘misteriosas’ que clientes receberam pela foram analisadas por laboratório federal em Goiás — Foto: Giovanna Dourado/TV Anhanguera

Goiânia - GO
Atualizado às 00h30 - Fonte: Climatempo
23°
Alguma nebulosidade

Mín. 21° Máx. 29°

23° Sensação
4 km/h Vento
89% Umidade do ar
90% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (19/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (20/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.