Segunda, 18 de Janeiro de 2021 00:36
62 99863-8531
Eleições 2020 ELEIÇÕES 2020

Cerca de 1 milhão de eleitores vão às urnas no 2º turno para escolher novo prefeito de Goiânia

Maguito Vilela (MDB) e Vanderlan Cardoso (PSD) disputam o voto dos eleitores neste domingo. Por causa da pandemia, é necessário seguir regras para evitar disseminação do coronavírus durante a votação, que vai das 7h às 17h.

29/11/2020 08h40
Por: Kamila Reis Fonte: G1
Segundo turno em Goiânia tem disputa entre Maguito Vilela e Vanderlan Cardoso — Foto: Montagem/G1
Segundo turno em Goiânia tem disputa entre Maguito Vilela e Vanderlan Cardoso — Foto: Montagem/G1

Os 971.221 eleitores de Goiânia - maior colégio eleitoral de Goiás - voltam às urnas neste domingo (29) para eleger o novo prefeito da capital. Os dois candidatos que disputam o 2º turno são Maguito Vilela (MDB) e Vanderlan Cardoso (PSD).

A votação acontece das 7h às 17h. Por causa da pandemia, devem ser repetidos os cuidados relacionados ao contágio do coronavírus (veja as orientação ao final do texto).

Além da capital, somente Anápolis, a 55 km de distância, também terá 2º turno. O G1 transmite a apuração dos votos nas duas cidades em tempo real.

O G1 publicou, no 1º turno, textos com os resultados das eleições para prefeito em todas as 246 cidades do estado. Os textos foram publicados à medida que os resultados foram definidos. A iniciativa é inédita, sem precedentes no Brasil e foi possível com o auxílio de inteligência artificial.

 

Maguito e Vanderlan na disputa

No 1º turno, ocorrido no último dia 15, Maguito recebeu 217.194 votos, o que representa 36,02% dos votos válidos. Já Vanderlan teve 148.739 votos, totalizando 24,67%.

Maguito, que testou positivo para a Covid-19 em 20 de outubro, está internado em um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Por isso, ele não participou de boa parte da campanha.

O candidato do MDB disputa a prefeitura da capital pela primeira vez. Ele é natural de Jataí, tem 71 anos e é advogado de profissão. Já foi eleito vereador de Jataí, deputado estadual e federal, vice-governador e governador de Goiás, senador e, por último, prefeito de Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital.

Vanderlan nasceu em Iporá, na região oeste de Goiás, tem 57 anos e é empresário. Ele foi prefeito de Senador Canedo, na Região Metropolitana de Goiânia, por dois mandatos, entre 2005 e 2010.

Eleito senador nas eleições de 2018, o político pode exercer o mandato de parlamentar até 2026. Vanderlan disputa a prefeitura da capital pela segunda vez, sendo que a primeira foi em 2016.

 

Perfil do eleitorado

A maioria do eleitorado goianiense é composta por mulheres. Elas representam 54,4% do total de pessoas aptas a votar, contra 45,5% de homens. Os solteiros também estão em maior número, representando mais da metade do total. Outros 74 eleitores estão aptos a votar com o nome social.

A maior parte dos eleitores - 11,55% - tem entre 35 e 39 anos. As menores faixas etárias estão nos extremos: menos de 0,1% tem 16 anos ou está no grupo entre aqueles que têm 95 e 99 anos.

Mais de 31% dos eleitores, a maior parcela, possui ensino médio completo, seguido de pessoas com nível superior completo e com ensino fundamental incompleto.

 

Regras e cuidados

Por causa da pandemia de Covid-19, foram estabelecidos protocolos de segurança para evitar a transmissão do coronavírus durante a votação. Entre as medidas adotadas está que o período de votação das 7h às 10h é considerado de preferência para os idosos. Além disso, a identidade de cada eleitor não deve ser verificada por meio de biometria, mas por assinatura.

É obrigatório o uso de máscara de proteção, assim como álcool gel para higienizar as mãos antes e depois da votação. É necessário manter o distanciamento e aconselhável levar a própria caneta (caso esqueça, haverá canetas extras e higienizadas nas seções).

O TSE orienta ainda que aqueles eleitores que “apresentem febre ou tenham sido diagnosticados com Covid-19 nos 14 dias anteriores à data da eleição” não compareçam à votação, “permitindo a posterior justificativa da ausência de voto por esse motivo”.

 

Passo a passo para o eleitor no momento da votação:

Entre na seção eleitoral e fique em frente à mesa;

Mostre seu documento oficial com foto em direção ao mesário;

Após o mesário ler em voz alta o seu nome, confirme que é você;

Guarde o documento;

Limpe as mãos com álcool gel;

Assine o caderno de votação;

Se precisar do comprovante de votação, solicite ao mesário;

Quando a urna for liberada, dirija-se à cabine de votação;

Digite os números dos candidatos;

Na saída, limpe as mãos com o álcool gel novamente.

 

Goiânia - GO
Atualizado às 00h30 - Fonte: Climatempo
23°
Alguma nebulosidade

Mín. 21° Máx. 29°

23° Sensação
4 km/h Vento
89% Umidade do ar
90% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (19/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (20/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.