Terça, 09 de Março de 2021 00:55
62 99863-8531
Política POLÍTICA

Iris Rezende encerra carreira política de mais de 60 anos e diz que vai advogar e cuidar de suas fazendas

Atual prefeito de Goiânia - cargo que ocupa pela 4ª vez - político de 86 anos agradece imprensa e população e diz que está deixando capital 'arrumadinha' para próximo mandatário: 'Função é não errar'.

19/12/2020 06h40
Por: Kamila Reis Fonte: G1
Iris Rezende encerra carreira política — Foto: Sílvio Túlio/G1
Iris Rezende encerra carreira política — Foto: Sílvio Túlio/G1

Após 62 anos de vida pública, o atual prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB), encerrou oficialmente sua carreira política nesta sexta-feira (18). Ele segue no cargo até 31 de dezembro, mas resolveu antecipar seu discurso de despedida. Aos 86 anos, o político descartou se aposentar e disse que, a partir de agora, irá advogar e cuidar de suas fazendas.

Iris tem em seu currículo diversos mandatos e cargos na administração pública. Só prefeito da capital goiana foi eleito por quatro vezes (veja mais abaixo). Agora, ratifica decisão tomada ainda em agosto, quando anunciou que não iria mais se candidatar para funções políticas.

Durante sua fala, Iris agradeceu a imprensa e à população goiana e afirmou que, apesar de estar deixando a vida pública, quer seguir mantendo contato com os moradores do estado.

"Não quero me distanciar de vocês. Não vou me candidatar mais, não vou ocupar cargo público mais, mas quero conviver com a população", afirmou.

Iris também revelou seus planos de agora em diante. Ele disse que irá dividir seu tempo entre o exercício do direito, área na qual é formado, e os cuidados com suas terras, em Goiás e no Mato Grosso.

"A preferência que me foi dada pela população de Goiás na advocacia, eu fui investindo meus honorários. Comprei umas terras em Britânia [região noroeste do estado], onde tenho uma fazenda, não muito grande, criação de gado, e comprei uma gleba de terra no Mato Grosso. Lá, há 20 anos, me tornei produtor rural. Tenho 6 mil hectares de lavoura. Esse ano eu colhi 300 mil sacos de soja", contou.

"Eu vou ficar aqui atendendo no meu escritório. Estando em Goiânia, eu estou no escritório. Não vou fugir daqui não. Vou atendê-los quando tiverem saudade ou interesse em conversar comigo. Não vou ficar aí escondido, não", completou.

 

Vacina e Maguito

Iris também comentou sobre a vacinação contra a Covid-19. Ele disse que é importante "aproveitar o resultado da ciência".

"Saindo a vacina, eu quero ser o primeiro", afirmou Iris.

A respeito do prefeito eleito, Maguito Vilela (MDB), que está internado na UTI, em São Paulo, se recuperando de complicações do coronavírus, ele disse que faz oração diárias por sua melhora.

"Tenho recebido notícias todos os dias pelo Daniel [Vilela, filho de Maguito]. O processo de recuperação é contínuo, embora vagarosamente, ele está se recuperando. Tenho feito todos os dias minhas orações pedindo a Deus sua cura", afirmou.

Sobre a cidade que espera o prefeito eleito, Iris afirmou que Goiânia está "arrumadinha" e que para fazer uma boa administração basta "não errar".

"A prefeitura não tem muito o que consertar. Goiânia está arrumadinha. A cidade está sob controle, com dinheiro em caixa. A função do próximo prefeito é não errar. Escolher uma equipe boa, que assuma com espírito público e amor a Goiânia", afirmou.

 

Carreira

Iris nasceu em Cristianópolis, na região sul de Goiás. Em 1949, mudou-se com a família para Goiânia, onde começou sua militância política ainda na adolescência. Formou-se em direito na Universidade Federal de Goiás (UFG) e, um ano depois, em 1959, foi eleito vereador. Na época, o candidato com maior número de votos e mais jovem da história da capital, aos 25.

Em 1962, foi eleito deputado estadual e, em 1965, assumiu a Prefeitura de Goiânia, mas foi cassado pela ditadura militar antes que o seu mandato chegasse ao fim.

Durante o período em que ficou fora da administração, Iris Rezende montou um escritório de advocacia. Após o fim da ditadura militar, ele foi eleito governador por dois mandatos, governando o estado de 1983 a 1986 e de 1991 a 1994.

Entre as duas administrações, ele foi ministro da Agricultura do governo de José Sarney (PMDB), de 1986 a 1990. Em 1994, Iris foi eleito senador da República e, no meio de seu mandato, em 1997, assumiu o ministério da Justiça durante um ano, no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Goiânia - GO
Atualizado às 00h47 - Fonte: Climatempo
21°
Céu encoberto

Mín. 19° Máx. 31°

21° Sensação
6 km/h Vento
94% Umidade do ar
90% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (10/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quinta (11/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.