Domingo, 18 de Abril de 2021 00:34
62 99863-8531
Geral Amigurumi

AMIGURUMI: O que é e como Fazer Bonecas, animais e muito mais com essa técnica

Conheca A técnica em crochê japonesa é usada para fazer bichinhos e bonecas dos mais variados tipos e tamanhos

19/12/2020 23h27 Atualizada há 4 meses
Por: Admin AQG Fonte: Oportunizando
Foto Divulgação
Foto Divulgação

Com o isolamento social causado pela pandemia mundial, muita gente precisou buscar novas formas de passar o tempo em casa. E fazer amigurumi é uma ótima maneira de relaxar e descontrair, por isso virou uma verdadeira tendência em DIY (faça você mesmo) no Brasil. Os mais experientes até utilizam a técnica japonesa como uma fonte de renda extra.

Com toda certeza você já viu um amigurumi e se apaixonou por ele! A técnica em crochê japonesa é usada para fazer bichinhos e bonecas dos mais variados tipos e tamanhos. Para isso, é preciso seguir uma receita e ter em casa alguns itens essenciais como linhas, agulhas e enchimentos.

Uma grande novidade Oportunizando é o lançamento do curso especial de Amigurumi - Curso de Amigurumi | Faça Amigurumi em Casa

O que é Amigurumi?

Você deve estar se perguntando: afinal, o que é amigurumi? A palavra significa bicho de pelúcia feito de crochê, e é exatamente isso! Trata-se de uma técnica milenar japonesa que consiste em produzir bonecos e peças de crochê ou tricô, ideais para presentear ou enfeitar qualquer ambiente.

Para que seja considerada amigurumi, a peça produzida precisa ter características antropomórficas, ou seja, é preciso humanizar os objetos através de olhos, nariz e outros aspectos humanos.

Apesar de ser uma técnica milenar, o amigurumi voltou a ganhar popularidade no Japão na década de 80, e passou a ser conhecido no mundo com a popularização da cultura japonesa Kawaii e da boneca Hello Kitty. A aparência fofa das peças gerou uma grande demanda por receitas de amigurumis, assim surgiram vários livros e revistas com o passo a passo de como criar os bichinhos.

Tudo que é feito em forma tridimensional e é necessário colocar um “recheio” para manter o formato, é considerado amigurumi. Para fazer, é necessário seguir uma receita. Existem várias opções na internet para auxiliar na criação de modelos existentes ou inspirar novas peças.

Como fazer amigurumi?

Antes de falarmos sobre as receitas, outros itens também são indispensáveis para começar a criar um amigurumi. São eles:

  • Linha
  • Agulha
  • Marcadores
  • Tesoura
  • Enchimento
  • Material para os detalhes

Linha amigurumi

linha amigurumi, ou fio, você pode escolher da cor e tipo que quiser. Mas, a recomendação para as peças ficarem mais bonitas e laváveis é usar linha de algodão. A escolha da linha define também o tamanho dos pontos e, assim, o tamanho da peça.

Para os iniciantes do amigurumi, a melhor opção é optar por uma linha mais grossa e de cor clara, já que dessa forma fica mais fácil acompanhar os pontos. As linhas mais finas exigem um processo mais delicado e um pouco mais experiência.

Agulha para fazer amigurumi

tamanho da agulha pode variar de acordo com a receita de amigurumi e o tipo da linha escolhida. Entretanto, o ideal é escolher uma agulha que fique confortável na mão, pois a produção costuma levar algumas horas. Linhas e agulhas maiores são indicadas para fazer peças com mais volume, ou seja, maiores.

Marcadores

Os marcadores para amigurumi são bastante utilizados para contar os pontos da receita. Com eles, é possível saber onde começa e termina uma carreira. Utilizá-los deixa o processo mais simples e fácil, por isso, para começar a treinar a técnica, garanta alguns marcadores. Veja abaixo como usar os marcadores:

Tesoura

A tesoura dispensa qualquer apresentação. O ideal é que seja uma tesoura pequena para fazer os arremates e cortar linhas ou detalhes.

Enchimento para amigurumi

amigurumi precisa de um enchimento leve e fofo, assim sendo a fibra siliconada é o material perfeito. A lã também está entre os materiais mais indicados para rechear a peça, mas exige uma quantidade maior.

Cuidado para não colocar muito enchimento, pois assim os pontos podem abrir e aparecer. Quanto menos recheio, mais leve e fofinha a peça vai ficar.

Material para os detalhes

Quando falamos em detalhes do amigurumi queremos dizer olhosfocinhos, óculos, cílios e outros materiais que podem ser usados para finalizar a peça.

A escolha desses materiais é bastante pessoal, e varia de acordo com o estilo do bichinho ou gosto de quem está produzindo. Nas lojas de artesanato e costura existe uma grande variedade de opções.

Amigurumi passo a passo: pontos de crochê

ponto de crochê mais usado para fazer amigurumi é o ponto correntinha, que simula uma trança de cabelo, seguido pelo ponto alto e ponto baixo. A base da técnica japonesa é o crochê em espiral, e com apenas uma única forma de ponto já é possível fazer uma peça.

Uma grande novidade Oportunizando é o lançamento do curso especial de Amigurumi - Curso de Amigurumi | Faça Amigurumi em Casa

 
Fonte: Oportunizando (Ricmais e Wikpédia)
Empreendedorismo
Sobre Empreendedorismo
Goiânia - GO
Atualizado às 00h30 - Fonte: Climatempo
21°
Muitas nuvens

Mín. 18° Máx. 30°

21° Sensação
6 km/h Vento
88% Umidade do ar
90% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (19/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Terça (20/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 27°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.