Terça, 09 de Março de 2021 00:42
62 99863-8531
Geral AUXÍLIO FINANCEIRO

Aporte emergencial deve evitar aumento da tarifa de ônibus na Grande Goiânia

Congelamento deve ocorrer após contribuição emergencial de entes públicos às concessionárias do transporte coletivo

23/01/2021 14h12
Por: Kamila Reis Fonte: Mais Goiás
A tarifa de ônibus na Grande Goiânia deve permanecer a mesma até o final de 2021, após aporte emergencial de entes públicos. (Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás)
A tarifa de ônibus na Grande Goiânia deve permanecer a mesma até o final de 2021, após aporte emergencial de entes públicos. (Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás)

A tarifa de ônibus na Grande Goiânia deve permanecer a mesma até o final de 2021. Isso porque a contribuição financeira emergencial de entes públicos às concessionárias do transporte coletivo irá congelar o valor de R$ 4,30 até dezembro. A Prefeitura de Goiânia e o Governo de Goiás discutem acordo sobre o aporte via fundo emergencial para a manutenção do sistema da Rede Metropolitana de Transportes Públicos (RMTC) durante a pandemia. Em reunião realizada na sexta-feira (22), as gestões municipal e estadual avançaram para entendimento nos termos jurídicos e financeiros.

Durante o encontro, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), e o governador Ronaldo Caiado (DEM), definiram que, na próxima semana, auxiliares técnicos do município e do estado farão encontros técnicos para elaborar proposta com ações conjuntas e que reúnam todas as cidades da rede de transportes.

Segundo o prefeito Rogério Cruz, a capital tem se preparado para a execução da proposta técnica, que deve ser apresentada ao Ministério Público até 5 de fevereiro. “Goiânia assumiu o compromisso, reuni minha equipe técnica para definirmos a proposta. Temos um plano preparado, mas tudo vai depender desse trabalho em conjunto com o governo estadual para estruturarmos uma ação conjunta para a capital e para a região metropolitana”, finalizou.

Cruz lembrou que, diante do aporte emergencial para atender o sistema, o aumento de tarifa este ano está descartado. O prefeito destacou que o governador também demonstrou interesse em construir conjuntamente com Goiânia e demais municípios da Região Metropolitana um novo modelo para o sistema, para buscar melhorias duradouras para o transporte coletivo.

Vale lembrar que a gestão do ex-prefeito Iris Rezende (MDB) judicializou a questão e não fez os aportes em 2020. A Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), órgão vinculado à prefeitura, já se manifestou em prol do pagamento do acordo, mas com revisão do valor.

 

Goiânia - GO
Atualizado às 00h27 - Fonte: Climatempo
21°
Céu encoberto

Mín. 19° Máx. 31°

21° Sensação
6 km/h Vento
94% Umidade do ar
90% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (10/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quinta (11/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.