Quinta, 25 de Fevereiro de 2021 21:04
62 99863-8531
Entretenimento ENTRETENIMENTO

‘Umbrella’, curta de animação brasileiro, pode concorrer ao Oscar 2021

Baseado em fatos reais, o curta conta a história de Joseph, um garotinho que mora em um orfanato e sonha em ter um guarda-chuva amarelo

02/02/2021 17h16
Por: Kamila Reis Fonte: G1
(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

O curta “Umbrella“, filme brasileiro de animação, com direção da paranaense Helena Hilario e seu marido, o italiano Mario Pece, está entre os filmes qualificados para entrar na corrida do Oscar 2021. Caso o curta-metragem seja realmente indicado, será a primeira produção brasileira a concorrer pela categoria curta de animação.

A produção é do estúdio independente Stratosform e narra uma história baseada em fatos reais. A diretora conta que em 2011 recebeu uma ligação da irmã, que contou ter visitado um orfanato e abrigo em Palmas, no Paraná, para levar alguns brinquedos e presentes de Natal para as crianças.

Todos ficaram muito felizes, mas havia um único garotinho que não havia aceitado nada. Quando questionado sobre o que queria ganhar, o menino respondeu que um guarda-chuva seria o melhor presente que alguém poderia lhe dar na vida.

Em meio a surpresa da resposta, o motivo acabou vindo à tona: as últimas lembranças do garoto com o pai, são de um dia chuvoso. Em toda sua inocência, ter um guarda-chuva acabaria o fazendo voltar para a família.

(Foto: Reprodução)

Foi justamente dessa história que nasceu Joseph, o garotinho retratado em “Umbrella“. Assim como o garotinho do abrigo, Joseph também mora em um orfanato e sonha em ter um guarda-chuva amarelo.

Certa vez, uma garota visita o orfanato acompanhada da mãe, com a intenção de presentear as crianças que moram por ali. Joseph fica encantando, fazendo com que a visita lhe dê novas perspectivas de pensamento.

“Umbrella” é um filme sem diálogos, com traços lindos e capazes de encantar a qualquer um. Segundo a diretora, a escolha estética e narrativa foi uma questão muito bem pensada, pois a intenção é fazer com que a mensagem seja universal e que as reflexões propostas pela obra ecoem em todas as suas formas.

Apenas para se ter ideia, foram 20 meses de produção, com lançamento do curta em 2019. Depois de tantos esforços, vem o merecido reconhecimento e “Umbrella” pode ser sim, o primeiro curta-metragem de animação brasileiro a ter indicação ao Oscar. Ficamos na torcida!

 

-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. 20° Máx. 32°

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
90% (20mm) Chance de chuva
Amanhã (26/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (27/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva