Domingo, 07 de Março de 2021 14:39
62 99863-8531
Geral 'ABANDONO'

Militar denuncia ‘abandono’ de canil do Corpo de Bombeiros, em Goiânia

Denunciante diz que alojamentos são insalubres e animais não possuem acompanhamento veterinário fixo

12/02/2021 12h30
Por: Kamila Reis Fonte: Mais Goiás
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

“Abandono e desprezo”. Assim um bombeiro militar descreve a situação do Canil Central, em Goiânia. De acordo com o servidor, que prefere não ter o nome divulgado, os alojamentos dos cães estão em situação precária e possuem espaço menor do que o ideal, além de não ter veterinários fixos para cuidar dos animais. Profissional teme transferência de cães da capital para Anápolis, local que, segundo ele, já está superlotado. Corporação diz que denúncias não procedem e que o bem-estar dos animais é prioridade.

Os cães da corporação são figuras essenciais no serviço de resgate e salvamento. Diversos goianos, inclusive, atuaram nas buscas de vítimas das barragens em Brumadinho. Os animais também atuaram na tragédia de Mariana, ocorrências no Haiti e diversas outras em Goiás.

Apesar da importância dos cães, o militar diz que os animais não estão sendo tratados da forma que merecem. Segundo ele, quatro animais vivem no local em uma situação “inadmissível e vergonhosa”. “Já fomos exemplo no tratamento e serviço com cães, agora o que temos é descaso. Estamos abandonados. A corporação que resgata, também é a que maltrata animais”, criticou.

Espaços insalubres

Conforme o relato, os cães não têm acompanhamento veterinário fixo. O homem afirma que a estrutura física está precária e a redução de pessoal no serviço de cães tem diminuído os treinamentos dos animais, bem como o contato com os guias.

Ainda de acordo com o militar, os alojamentos dos cães são insalubres e as baias menores do que o ideal. “É um espaço muito pequeno, que pode causar estresse, retirando deles o instinto de busca natural. Não temos contrato com veterinários. Quando algum cão fica doente ou precisa de vacina, precisamos tirar dinheiro do nosso bolso ou pedir ajuda da sociedade”, afirmou.

O servidor afirma, também, que teme a transferência de cães e militares de Goiânia para Anápolis. “Primeiro porque o canil de lá está superlotado. Segundo que a transferência de militares para a cidade é uma maneira de punição pelas denúncias que estamos fazendo. Estamos apavorados. É preciso planejamento, não canetada. Queremos melhorias para os animais e reposição do efetivo”.

 

Outro lado

Em nota (leia íntegra abaixo), o Corpo de Bombeiros disse que o bem-estar dos cães é uma prioridade da corporação e os animais têm uma rotina rigorosa de acompanhamento veterinário. Segundo o texto, uma obra no Canil Central já está em fase de licitação e possui verba destinada para esta finalidade.

“O objetivo desta reforma é a melhoria das instalações físicas existentes. Por isso, a corporação vem a público refutar quaisquer acusações que não sejam baseadas em fatos e motivadas por interesses desconhecidos”, diz trecho.

Conforme a corporação, a transferência de cães para Anápolis vai ocorrer por conta da reforma. “As viaturas utilizadas pelo canil estão em funcionamento e em condições para o transporte dos cães, sendo rotineiramente submetidas a manutenções corretivas e preventivas”.

 

Nota do Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás esclarece que o bem-estar dos cães de resgate da Corporação é uma prioridade. Nossos animais mantêm uma rotina rigorosa de acompanhamento veterinário. A obra para a reforma do canil do 1º Batalhão Bombeiro Militar, em Goiânia, já se encontra em fase de licitação, possuindo uma verba com dotação destinada para esta finalidade. O projeto a ser executado será conforme o vídeo em anexo.

O objetivo desta reforma é a melhoria das instalações físicas existentes. Por isso, a corporação vem a público refutar quaisquer acusações que não sejam baseadas em fatos e motivadas por interesses desconhecidos. Ressaltamos ainda, que sempre existiram contratos vigentes para a compra de alimentação, e recursos destinados para a vermifugação e demais medicamentos necessários para o bem estar dos animais, acompanhados diuturnamente por médico veterinário.

As viaturas utilizadas pelo canil estão em funcionamento e em condições para o transporte dos CÃES, sendo rotineiramente submetidas a manutenções corretivas e preventivas. Por ocasião do início das reformas, os animais serão alocados no canil da 2ª Companhia Independente Bombeiro Militar, na cidade de Anápolis.

O canil do 1º Batalhão Bombeiro Militar está aberto à imprensa e para a sociedade, que tanto sabe o valor que os cães de resgate têm para nosso serviço de busca e salvamento.

Desta forma, reiteramos que os nossos cães, além de melhores amigos, são integrantes da nossa Corporação e por isso temos o compromisso com o seu bem estar e nos empenhamos em dedicar todos os esforços para que os nossos bombeiros militares goianos ajam de acordo com os mais elevados padrões de conduta.

Goiânia - GO
Atualizado às 14h21 - Fonte: Climatempo
28°
Muitas nuvens

Mín. 20° Máx. 31°

29° Sensação
7 km/h Vento
62% Umidade do ar
90% (25mm) Chance de chuva
Amanhã (08/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva
Terça (09/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.