Domingo, 07 de Março de 2021 09:22
62 99863-8531
Cidades APARECIDA DE GOIÂNIA

Aparecida de Goiânia começa a vacinar idosos a partir de 80 anos contra Covid-19

Com a baixa adesão entre os idosos acima de 85 anos, ainda existem doses disponíveis e, por isso, foi ampliado o grupo alvo.

15/02/2021 13h14
Por: Kamila Reis Fonte: G1
Vacinação drive-thru contra Covid-19 em Aparecida de Goiânia — Foto: Prefeitura de Aparecida de Goiânia/Divulgação
Vacinação drive-thru contra Covid-19 em Aparecida de Goiânia — Foto: Prefeitura de Aparecida de Goiânia/Divulgação

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital, começou nesta segunda-feira (15) a vacinar idosos a partir de 80 anos contra a Covid-19. Segundo a Secretaria de Saúde, serão usadas doses destinadas ao grupo de 85 anos, mas que não foram aplicadas ainda devido à baixa procura.

A vacinação poderá ser feitas em cinco pontos da cidade. Nas unidades básicas de saúde que são postos de vacinação da Covid-19, é necessário fazer agendamento. Nos pontos drive-thru, não é necessário marcar dia ou horário (veja a lista de locais abaixo).

Já foram imunizados os profissionais de saúde, idosos em abrigo e os acamados. Desde o dia 4 de fevereiro, os moradores acima de 85 anos está sendo imunizados no município, mas a procura foi considerada abaixo do esperado.

“Houve uma baixa adesão do grupo de moradores acima de 85 anos, então ainda temos vacinas disponíveis e decidimos ampliar o grupo para idosos a partir de 80 anos. Segundo dados do IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística], temos 5,8 mil idosos a partir de 80 anos na cidade e temos um estoque de cerca de 4 mil doses ainda”, disse a coordenadora de Imunização, Renata Cordeiro.

Até o momento, foram vacinados cerca de 1,4 mil idosos pertencentes a esse grupo, sendo o público alvo estimado era de 3,8 mil. Mesmo com a ampliação da campanha para pessoas a partir de 80 anos, quem tem mais de 85 anos e não se vacinou ainda, pode procurar um dos cinco postos para tomar a primeira dose.

“Nós pedimos que os familiares dos idosos ajudem nessa conscientização e que levem os familiares para vacinar. É uma vacina segura, já aplicamos mais de 10 mil doses e não tivemos nenhuma reação adversa”, disse a coordenadora.

Para se vacinar, é necessário levar documento de identidade, CPF ou Cartão SUS e o comprovante de endereço de Aparecida de Goiânia.

 

Vacina contra Covid-19 — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

 

Segunda dose

A aplicação da segunda dose da vacina contra Covid-19 começará na quarta-feira (17). Das 16 mil doses já separadas para essa segunda etapa, 7,2 mil já foram enviadas para a cidade. O restante será encaminhado de acordo com a necessidade.

A segunda etapa da vacinação seguirá o mesmo critério inicial, sendo voltada para profissionais da saúde e idosos em abrigos.

 

Onde se vacinar:

Drive-thru da Cidade Administrativa – (Rua Gervásio Pinheiro, APM, Residencial Solar Central Park, Aparecida de Goiânia).

Drive-thru do Centro de Especialidades – ( Avenida C-06, Jardim Boa Esperança, Aparecida de Goiânia).

UBS Andrade Reis (Avenida dos Girassóis, Qd. 11, APM-3, Setor Andrade Reis)

UBS Bairro Cardoso (Avenida Embaixador, APM-07, Bairro Cardoso II)

UBS Jardim Olímpico (Avenida Monte Carlo, Qd. 28, Jardim Olímpico)

 

Goiânia - GO
Atualizado às 09h13 - Fonte: Climatempo
23°
Muitas nuvens

Mín. 21° Máx. 31°

23° Sensação
4 km/h Vento
83% Umidade do ar
80% (12mm) Chance de chuva
Amanhã (08/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Terça (09/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.