Domingo, 07 de Março de 2021 14:21
62 99863-8531
Cidades CATALÃO

Mulher que morreu após reação alérgica ao pintar o cabelo levou a própria tinta, diz dona de salão à polícia

Cabeleireira também afirmou que não sabia que cliente era alérgica ao produto. Karine de Oliveira passou mal durante o procedimento e teve morte cerebral três depois, em Catalão.

16/02/2021 14h43
Por: Kamila Reis Fonte: G1
Karine de Oliveira morreu após ter reação alérgica ao pintar o cabelo, em Catalão — Foto: Thais da Costa/Arquivo pessoal
Karine de Oliveira morreu após ter reação alérgica ao pintar o cabelo, em Catalão — Foto: Thais da Costa/Arquivo pessoal

A dona do salão de beleza onde Karine de Oliveira Souza, de 34 anos, passou mal após uma reação alérgica ao pintar o cabelo, disse à Polícia Civil que a cliente levou a própria tinta, de uma marca importada, para fazer o procedimento em Catalão, no sudeste de Goiás. A embalagem do produto foi entregue aos investigadores.

Karine foi ao salão para pintar o cabelo na última quarta-feira (10), quando passou mal, foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e levada à Santa Casa de Catalão. Três dias depois, a morte cerebral foi confirmada.

A cabeleireira prestou depoimento na segunda-feira (15). De acordo com a delegada Luiza Veneranda, responsável pela investigação, a dona do salão também contou que não havia sido informada pela cliente que ela tinha alergia ao produto.

“A partir desse depoimento, nós conseguimos levantar que a vítima chegou no salão com a tinta de cabelo, de origem estrangeira, e que a vítima não informou para a dona do salão que ela possuía reações alérgicas a determinados produtos”, disse Luiza.

O G1 tentou contato com a dona do salão, às 9h24 desta terça-feira (16), mas as mensagens não foram respondidas até a última atualização desta reportagem.

O nome e a marca da tinta levada por Karine ao salão de beleza não foram informados pela Polícia Civil. Por isso, o G1 não conseguiu verificar se o produto possui registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

Histórico de reação alérgica

Ainda na segunda-feira, a auxiliar administrativa Thais da Costa Tomé, de 30 anos, também prestou depoimento e afirmou que a amiga já havia passado mal ao usar tinta no cabelo.

“Descobrimos que a vítima possuía uma forte reação no couro cabeludo e que ela não podia realizar determinados procedimentos, entre eles, tintura de cabelo. Inclusive, ela já havia passado mal por isso em outros momentos”, afirmou a delegada.

De acordo com a delegada, todos os indícios indicam que a morte de Karine foi realmente provocada por uma forte reação alérgica à tinta de cabelo, mas o resultado do laudo que confirma a causa da morte só deverá ficar pronto nos próximos dias.

O corpo de Karine de Oliveira Souza foi enterrado na segunda-feira, em Araguari, Minas Gerais, onde o irmão dela mora, a 78 km de Catalão.

 

Reação alérgica grave

De acordo com a médica alergista Lorena de Castro Diniz, apesar de não ser comum, é possível que uma alergia a um determinado produto químico provoque um choque anafilático: “A reação mais comum é a dermatite de contato, que costuma desenvolver até 48h após a aplicação do produto, mas eventos anafiláticos podem ocorrer imediatamente".

"Toda substância química é passível de reações, ainda mais se ela já tinha uma histórico de reação imediata ao produto”, afirma a médica.

Segundo a especialista, a asma é um fator que aumenta o risco de um choque anafilático. “É um fator de risco, porque a pessoa já tem o pulmão um pouco mais afetado. É um órgão nobre que pode ser uma doença que o paciente tem uma hiperresponsividade”, diz.

Karine de Oliveira Souza teve choque anafilático após pintar o cabelo e foi levada para a UTI em Catalão, Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

 

Goiânia - GO
Atualizado às 14h21 - Fonte: Climatempo
28°
Muitas nuvens

Mín. 20° Máx. 31°

29° Sensação
7 km/h Vento
62% Umidade do ar
90% (25mm) Chance de chuva
Amanhã (08/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva
Terça (09/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.