Sábado, 17 de Abril de 2021 23:16
62 99863-8531
Cidades TRÂNSITO | GO

Causador de acidentes, jamelões são substituídos por outras árvores em Goiânia

Mais de oito mil espécies de árvores foram plantadas nos canteiros e logradouros públicos nos últimos meses

06/03/2021 05h38 Atualizada há 1 mês
Por: Kamila Reis Fonte: Mais Goiás
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Como meio de evitar acidentes provocados pelo famosos “jamelões”, fruto de uma árvore muito frequente em Goiás que, ao cair, faz com que as vias públicas se tornem escorregadias e perigosas, a Prefeitura de Goiânia realiza a substituição da espécie por outras, como Jacarandá e Ipê, em várias regiões da capital. As mudas possuem cerca de dois metros e são inseridas entre os jamelões que serão retirados assim que as novas árvores alcançarem um tamanho maior.

A prefeitura informou que vai plantar, por meio da Comurg, mudas de Ipê, Oiti, Resedá, Bálsamo, Jacarandá, Pau formiga, Acácia e outras espécies nativas entre os jamelões das seguintes avenidas: Avenida Lorenzo, Residencial Eldorado; Avenida Nazareth, Jardim Guanabara; Avenida Leste Oeste, no trecho entre os setores Cidade Jardim e Vila Santa Rita; Avenida Independência, Jardim Atlântico; Avenida Anápolis, entre os setores Jardim Don Fernando e Vila Pedroso; Avenida Inhumas, na Vila Regina; Avenida Jaime Câmara e Avenida Rezende, no Residencial Cidade Verde.

No setor Cidade Jardim, a Comurg fez o plantio de 300  mudas de Jacarandá mimoso e Ipê branco nos canteiros das avenidas Atílio Correia Lima e Sonenberg. As avenidas Carrinho e Perimetral, no trecho entre os setores Nova Esperança e Jardim Guanabara, bem como o Parque das Flores,  também receberam o plantio. Na última semana, 150 mudas de ipês foram plantadas na Avenida Fued José Sebba, no Jardim Goiás.

 

Causador de acidentes

A presença do jamelão em vias públicas preocupa, principalmente, motociclistas – alvos fáceis de escorregões e acidentes. Em Goiânia, a árvore está presente em 50 ruas. O contabilista Pablo Santos, de 28 anos, é um dos milhares de cidadãos em Goiânia usam a motocicleta como meio de locomoção e, assim como vários outros, já se acidentou por culpa dos jamelões. “Foi há alguns anos. Eu estava passando pela avenida César Lattes, quando minha moto derrapou e eu caí. Por sorte, sofri só alguns arranhões”, conta o rapaz.

Para Pablo, a substituição das árvores tem um lado ruim, que seria o impacto na fauna local, uma vez que muitos pássaros usam o jamelão como alimento, e o labo bom, que é o reforço da segurança para os motociclistas. “Isso traz mais segurança pro trânsito, mais segurança para o motociclista. Ainda bem que estão substituindo, e não só derrubando”, conclui.

Em toda a capital, mais de oito mil espécies de árvores foram plantadas nos canteiros e logradouros públicos nos últimos meses.

 

Goiânia - GO
Atualizado às 23h09 - Fonte: Climatempo
22°
Alguma nebulosidade

Mín. 18° Máx. 30°

22° Sensação
6 km/h Vento
83% Umidade do ar
67% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (18/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (19/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.