Sábado, 17 de Abril de 2021 23:18
62 99863-8531
Coronavírus TRANSPORTE PÚBLICO

Embarque prioritário será mantido durante reabertura do comércio não essencial, diz Caiado

Apenas trabalhadores dos serviços essenciais vão poder continuar usando terminais e ônibus em horário de pico, que é das 5h45 às 7h15 e das 16h45 às 18h15. Medida foi reforçada durante início da vacinação de servidores da Segurança Pública.

30/03/2021 06h59
Por: Kamila Reis Fonte: G1
Terminal lotado na Grande Goiânia — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Terminal lotado na Grande Goiânia — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

O governador Ronaldo Caiado (DEM) afirmou, na manhã desta segunda-feira (29), que deve ser mantido o embarque prioritário durante a reabertura do comércio. Com isso, apenas trabalhadores dos serviços essenciais vão poder continuar usando terminais e ônibus em horário de pico na Grande Goiânia: das 5h45 às 7h15 e das 16h45 às 18h15.

“Pedimos a todos os setores que irão reabrir para que iniciem suas atividades um pouco mais tarde e prolonguem o horário de saída para que não haja aglomeração (...). Vamos manter aquilo que está dando certo”, afirmou Caiado.

O secretário-geral da Governadoria, Adriano Rocha Lima, também confirmou que a medida será mantida a partir de quarta-feira (31), quando se inicia os 14 dias de liberação das atividades no estado, e afirmou que pessoas que tomaram a segunda dose da vacina contra a Covid-19 terão acesso livre a partir de 15 dias da imunização.

“O CPF daqueles cidadãos que tomaram a segunda dose, depois de 15 dias, eles já terão o acesso livre, sem restrição de horários. Já aqueles que testaram positivo para o coronavírus serão automaticamente bloqueados, por 15 dias, ainda que forem trabalhadores de serviços essenciais”, explicou.

No sábado (27), a Prefeitura de Goiânia publicou um novo decreto que também determina que apenas trabalhadores dos serviços essenciais usem os terminais e os ônibus em horário de pico. Em reunião com empresários, o prefeito Rogério Cruz (Republicanos) decidiu por estabelecer horários específicos de funcionamento dos estabelecimentos para que, segundo ele, não haja conflito de horários no transporte público.

 

Embarque prioritário

Para entrar nos terminais e coletivos, esses trabalhadores precisam preencher um cadastro no site da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC). Para preencher o formulário, o passageiro deve informar o CPF, a área de atividade exercida no trabalho e anexar uma foto de documento que comprove a atividade informada. Caso o trabalhador não tenha este documento que comprove sua atividade, deve ser feito uma justificativa no próprio site.

Clique aqui para preencher o cadastro do embarque prioritário

A RMTC informou que o cadastro deve ser feito com pelo menos uma hora de antecedência ao embarque para garantir a liberação nos validadores eletrônicos de passageiros, tanto nos ônibus quanto nos terminais e estações. A validação será feita por meio dos cartões de Sitpass, que já possuem previamente o CPF do usuário.

 

Vacinação de servidores da Segurança Pública

A decisão de manter o embarque prioritário foi anunciada pelo governador durante entrevista coletiva após o início a vacinação dos trabalhadores da Segurança Pública de Goiás. Na ocasião, Caiado aproveitou para justificar a decisão de incluir os policiais nos grupos prioritários de imunização e afirmou que avalia também a inclusão de outros setores.

“Estamos priorizando aqueles que, por estarem na linha de frente, estão sendo duramente penalizados com número alto de óbitos (...). Precisamos ter uma atenção especial com os professores, porque temos também que voltar as aulas. Recebi pedido dos motoristas, principalmente de coletivos, e entendemos a importância dos assistentes sociais também”, disse.

Sobre a previsão para que esses profissionais sejam vacinados, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) afirmou que tais grupos deverão ser priorizados nas próximas etapas da vacinação, mas que ainda não é possível prever uma data. “No caso dos professores, por exemplo, ao terminar a força-tarefa das forças de segurança e salvamento, a SES-GO acredita já ter condições de votar uma proporcionalidade de doses para este público”.

Caiado afirma que embarque prioritário será mantido durante reabertura do comércio não essencial — Foto: Reprodução/Governo de Goiás

 

Goiânia - GO
Atualizado às 23h09 - Fonte: Climatempo
22°
Alguma nebulosidade

Mín. 18° Máx. 30°

22° Sensação
6 km/h Vento
83% Umidade do ar
67% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (18/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (19/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.