Sábado, 17 de Abril de 2021 22:55
62 99863-8531
Geral MEDIDAS RESTRITIVAS

Embarque prioritário nos ônibus passa a ser das 6h às 7h30 a partir de quinta-feira, diz secretário

Entre as novidades anunciadas pelo governo também está a liberação para acesso livre ao transporte público para passageiros que tomaram a 2ª dose da vacina contra o coronavírus há mais 15 dias. Governo determinou que os ônibus circulem com 50% da capacidade de ocupação.

31/03/2021 07h31
Por: Kamila Reis Fonte: G1
Embarque prioritário ônibus transporte coletivo grande goiânia Região Metropolitana Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Embarque prioritário ônibus transporte coletivo grande goiânia Região Metropolitana Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

O embarque prioritário nos ônibus para quem trabalha no serviço essencial passa a ser das 6h às 7h30 a partir de quinta-feira (1º), segundo o secretário estadual de Governo, Adriano da Rocha Lima. A mudança foi anunciada nesta terça-feira (30) com a pretensão de corrigir um foco de aglomeração nos terminais.

O sistema de embarque prioritário começou em 21 de março e vale para o transporte coletivo da Grande Goiânia.

Como está em vigor até quarta-feira (31): das 5h45 às 7h15 e das 16h45 às 18h15

A partir de quinta-feira (1º): das 6h às 7h30 e das 16h45 às 18h15

O secretário de Governo explica que, após as 7h15, quando os terminais são liberados para todos os usuários, ocorre um foco de aglomeração. A expectativa é que, com o aumento de 15 minutos, ocorra uma redução de pessoas nos pontos de embarque.

"A gente espera que a medida distribua melhor os passageiros para evitar aglomeração. É muito difícil fiscalizar se o passageiro anda sentado porque, depois que sai do ponto, ele levanta e o motorista não tem como parar o veículo. É uma forma de simplificar a fiscalização", disse Lima.

 

Outras mudanças:

• Acesso livre ao transporte público por passageiros que tomaram a 2ª dose da vacina contra o coronavírus há mais 15 dias: essas pessoas poderão usar os ônibus mesmo nos horários reservados para os trabalhadores do serviço essencial. Esta medida entra em vigor na quinta-feira (1º).

O controle de quem já tomou as doses da vacina e quem fez teste para a Covid-19 não precisa ser informado a nenhum órgão do governo, que controla todas as informações cruzando dados da Secretaria Estadual de Saúde e da Redemob. Os dados são atualizados entre os órgãos do governo frequentemente.

"Esses passageiros não andam mais com o vírus e não correm o risco de contaminar outra pessoa. Então, eles podem trafegar em qualquer horário. Quem testar positivo para o coronavírus terá o cartão bloqueado por 15 dias", explicou o secretário

Segundo dados da RMTC, nesta terça-feira o número de usuários do transporte coletivo na Grande Goiânia durante horário de pico da manhã "foi 38% menor em comparação com a última terça-feira, dia 16 de março".

Lotação máxima: o governo determinou também que todo transporte de passageiros que circular pelo estado – seja público ou privado – deve preencher o máximo de 50% da lotação dos veículos, já a partir desta terça-feira.

Essas regras visam reduzir as aglomerações nos terminais e pontos de embarque. Após 14 dias fechado, o comércio não essencial volta a funcionar na quarta-feira (31).

 

Cadastro do embarque prioritário

As pessoas que trabalham nas áreas essenciais podem fazer o cadastro e comprovar o vínculo empregatício no site da RMTC. Dúvidas podem ser esclarecidas por meio do telefone 0800 648 2222.

Clique aqui e se cadastre para o embarque prioritário

Trabalhadores do serviço essencial devem apresentar em até 48 horas algum documento que prove o vínculo empregatício antes de receber a liberação para usar o transporte coletivo no horário de pico.

 

Coronavírus em Goiás

A Secretaria de Estado da Saúde registrou 478.596 pessoas contaminadas com o coronavírus e 11.339 mortes pela doença, segundo boletim de segunda-feira (29).

Na mesma data, a rede hospitalar estadual estava com 93% dos 543 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados. Já 77% das 739 vagas de enfermaria disponibilizadas para pacientes com Covid-19 estavam em uso.

 

Goiânia - GO
Atualizado às 22h48 - Fonte: Climatempo
22°
Alguma nebulosidade

Mín. 18° Máx. 30°

22° Sensação
6 km/h Vento
83% Umidade do ar
67% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (18/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (19/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.