Sábado, 17 de Abril de 2021 22:55
62 99863-8531
Coronavírus VACINA PARA ANIMAIS

Rússia aprova 1º vacina contra Covid-19 para animais no mundo

Participaram dos ensaios clínicos gatos, cães, visons, raposas vermelhas e polares

31/03/2021 12h02
Por: Kamila Reis Fonte: Agência O Globo
Rússia aprova 1º vacina no mundo de Covid-19 para animais (Foto: Divulgação)
Rússia aprova 1º vacina no mundo de Covid-19 para animais (Foto: Divulgação)

A Rússia anunciou, nesta quarta-feira, a aprovação da primeira vacina contra a Covid-19 para animais, a Carnivac-Cov. Segundo a agência reguladora russa, o imunizante garante ter um índice de eficácia de 100% e começará a ser produzido em massa a partir de abril.

“Os ensaios clínicos da Carnivac-Cov, que começaram em outubro do ano passado (…) concluíram que a vacina é segura e altamente eficaz, já que 100% dos animais testados desenvolveram anticorpos”, afirmou Konstantin Savenkov, vice-diretor da agência veterinária e fitossanitária nacional, a Rosselkhoznadzor, em um comunicado.

Os animais analisados foram gatos, cães, raposas vermelhas e polares e visons. De acordo com a Rosselkhoznadzor, a vacina é apenas para carnívoros e os animais continuaram a mostrar uma resposta imunológica por pelo menos seis meses. O imunizante continuará sendo estudado.

A vacina foi desenvolvida por uma filial da Rosselkhoznadzor, o Centro Federal de Saúde Animal, que está em contato com empresas de peles de vários países como Grécia, Polônia e Áustria, interessados em comprá-la.

Segundo a agência reguladora russa, a vacina seria capaz de proteger espécies vulneráveis e impedir mutações virais.

Na Rússia, segundo a Rosselkhoznadzor, dois casos de infecção pela Covid-19 em gatos foram registrados até agora, em Moscou e em Tyumen, na Sibéria. Alguns cientistas afirmam que cães e gatos não desempenham um papel importante na transmissão do coronavírus aos humanos e que seus próprios sintomas costumam ser leves se eles contraírem a Covid-19.

 

Goiânia - GO
Atualizado às 22h48 - Fonte: Climatempo
22°
Alguma nebulosidade

Mín. 18° Máx. 30°

22° Sensação
6 km/h Vento
83% Umidade do ar
67% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (18/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (19/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.