Sábado, 17 de Abril de 2021 23:43
62 99863-8531
Coronavírus VACINAS

Goiás recebe 266,8 mil doses de vacina contra Covid-19 para serem aplicadas como 2ª dose

Algumas cidades estão com a vacinação suspensa por falta de doses até para a primeira etapa. Governo aguarda novo carregamento de imunizantes para a próxima semana.

02/04/2021 11h26 Atualizada há 1 semana
Por: Kamila Reis Fonte: G1
Goiás recebe remessa com 266,8 mil doses de vacinas contra a Covid-19 — Foto: Governo de Goiás/Divulgação
Goiás recebe remessa com 266,8 mil doses de vacinas contra a Covid-19 — Foto: Governo de Goiás/Divulgação

Goiás recebeu na madrugada desta sexta-feira (2) uma remessa com 266,8 mil doses de vacina contra a Covid-19. Elas serão usadas integralmente na aplicação da 2ª dose. Algumas cidades do estado estão com a vacinação suspensa por falta de doses para aplicação até da primeira etapa.

A previsão é que essas doses cheguem aos municípios a partir de segunda-feira (5). Do total da remessa enviada ao estado, 25 mil são da Astrazeneca e 241,8 mil da Coronavac.

“Por orientação do Ministério da Saúde, sem ter ainda a garantia da chegada de mais insumos, recebemos a determinação de que toda essa remessa será para aplicação da segunda dose”, disse o governador Ronaldo Caiado.

Com isso, as doses da Coronavac serão aplicadas em quem recebeu as doses dos dois últimos lotes recebidos, que foram usados todos como primeira dose. Já a remessa da Astrazeneca será aplicada nas pessoas vacinadas em janeiro com doses do mesmo laboratório.

Caiado esclareceu ainda que essa nova remessa não terá 5% destinada aos servidores das forças de segurança, como foi feito em outros lotes, para a aplicação da 1ª dose. Ainda segundo o governador, há a previsão da chegada de novos estoque na próxima semana para que a vacinação com a primeira dose seja continuada.

O G1 entrou em contato por email às 7h20 com o Ministério da Saúde para saber a data em que novas remessas de vacina devem chegar e aguarda retorno.

 

Vacinação suspensa

Algumas cidades do estado interromperam a vacinação por falta de doses. A superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde informou, no entanto, que os municípios não informaram que os estoques estavam acabando. "Não digo que foi uma irresponsabilidade, mas talvez eles tenham pensado que receberíamos doses para a primeira dose, mas não, essas para a segunda", disse.

Em Goiânia, a vacinação contra a Covid-19 foi interrompida na quarta-feira (31) por falta de doses. Atualmente, a imunização está na faixa dos idosos com 65 anos.

Em relação às doses aplicadas, a secretaria informou que 235.855 pessoas foram vacinadas até esta quarta-feira. Da 1ª dose, foram 181.563 vacinados, o que corresponde a 12% da população goianiense, além de 58.742 de reforço, contemplando 3,9% da população.

Em Rio Verde, no sudoeste do estado, a vacinação foi interrompida nesta sexta-feira (2), também por falta de doses. Atualmente, foram vacinados idosos até 63 anos. “O número de doses que, por acaso for sobrar, seria um quantitativo pequeno que não daria para abrir uma estrutura de drive-thru o dia inteiro. Quando chegarem mais doses, a gente reabre a estrutura”, disse a coordenadora de vigilância em Saúde, Marina Porto.

 

Goiânia - GO
Atualizado às 23h29 - Fonte: Climatempo
21°
Nuvens esparsas

Mín. 18° Máx. 30°

21° Sensação
7 km/h Vento
88% Umidade do ar
67% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (18/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (19/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.