Quarta, 28 de Julho de 2021 20:29
62 99863-8531
Saúde Programa Nascer Bem

Programa Nascer Bem do Sistema Hapvida chega à Goiânia

Objetivo é incentivar as mães a se sentirem seguras e acolhidas. Atualmente, cerca de três mil gestantes são atendidas pelo Sistema Hapvida, em Goiânia

17/07/2021 09h26
Por: Redação AQG Fonte: Kasane Assessoria
Foto Divulgação
Foto Divulgação
Com o intuito de acolher a gestante e seu acompanhante com o maior conforto, qualidade, segurança e felicidade durante a gestação, durante o parto e no pós-parto, assegurar um nascimento saudável que proporcione um momento de satisfação, o Sistema Hapvida implantou o Nascer Bem em Goiânia. O objetivo do programa é incentivar as mães a se sentirem seguras e acolhidas para o parto normal nos casos em que se pede esse procedimento. Atualmente, cerca de três mil gestantes são atendidas pelo Hapvida, em Goiânia, que realiza uma média de 300 partos por mês.
Através deste acompanhamento conjunto entre médico e enfermeiro obstetra, é possível planejar a melhor opção de parto para mãe e bebê. O Brasil ainda ocupa o segundo lugar no mundo em número de cesáreas, com uma taxa acima de 55% do total de partos. “Muitas vezes, a cesárea é realizada sem ter indicação clínica. Esse procedimento é utilizado para salvar vidas, quando a mãe ou o bebê estão em risco, e o nosso objetivo é oferecer o tratamento mais adequado para cada caso”, explica Catarina Nucci, diretora nacional do Programa Nascer Bem.
São cerca de 16 mil gestantes atendidas pelo programa e 1600 partos são realizados por mês, dos quais 42% são normais. Os números mostram o resultado de uma iniciativa que cresce a cada ano. Em Recife (PE), primeira cidade a receber o programa, em 2016, o número de partos normais na rede obteve uma evolução de 29% até 2018 e, atualmente, atinge 42%. Em Fortaleza (CE), em 2016, o número de partos normais na rede foi de 1073. Este número subiu para 2188, em 2018, uma evolução de 35% e atualmente atinge 41% de partos normais. Em Belém, atinge 40% por mês. Em Salvador, são 45% de partos normais por mês, assim como Manaus, filial mais recente, no mês de maio ficou em primeiro lugar e obteve seu melhor resultado de 45% de parto normal.
Catarina explica que o diferencial do programa é realizar um pré-natal com uma equipe multidisciplinar, que acolhe durante a gestação e o parto. “Assim que a gestante dá entrada na maternidade, nossas equipes estão prontas para atender e acolher mãe, bebê e acompanhante. São oferecidas terapias não farmacológicas, massagem, uma sala de exercícios com um fisioterapeuta, que trabalha exercícios de alívio da dor com a gestante, danças terapêuticas, onde a paciente pode levar a própria playlist para que o bebê nasça ao som que os pais escolheram, aromaterapia, arte gestacional, onde é feita pintura na barriga da gestante e ela leva de presente a foto e vídeo para guardar para a vida, entre outras terapias. O intuito é fazer o momento do parto o mais feliz e marcante possível”, explica.
Acolhimento
Entre os diferenciais do projeto, está a descentralização do atendimento por meio dos núcleos do Nascer Bem, com agendamentos, de acordo com o endereço das beneficiárias grávidas. São ofertados serviços de acolhimento coletivo, pré-natal de risco habitual, alto risco e curso para gestantes. Além disso, o Hapvida disponibiliza uma central de atendimento telefônico com operadores e enfermeiros treinados para cadastro e agendamento de consultas, gerenciamento de saúde e controle de adesão ao pré-natal e para responder os questionamentos das gestantes.
Além do atendimento especializado, a operadora conta com equipamentos diferenciados para que os bebês nasçam de forma segura. A bola suíça, por exemplo, ajuda a diminuir a dor lombar da gestante e com exercícios de rotação e ajuda a aumentar a dilatação durante o trabalho de parto. Também pode contar com o banho morno contribui para o relaxamento da musculatura do abdômen e da lombar, permitindo uma redução das dores. Além do Herabeat, que monitora os batimentos, do bebê a cada hora.
Sobre o Sistema Hapvida

Com mais de 7,1 milhões de clientes, o Sistema Hapvida hoje se posiciona como um dos maiores sistemas de saúde suplementar do Brasil presente em todas as regiões do país, gerando emprego e renda para a sociedade. Fazem parte do Sistema as operadoras do Grupo São Francisco, RN Saúde, Medical, Grupo São José Saúde, Grupo Promed, além da operadora Hapvida e da healthtech Maida. Atua com mais de 37 mil colaboradores diretos envolvidos na operação, mais de 15 mil médicos e mais de 15 mil dentistas. Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e nos constantes investimentos: atualmente são 47 hospitais, 201 clínicas médicas, 45 prontos atendimentos, 173 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial.

Goiânia - GO
Atualizado às 20h26 - Fonte: Climatempo
23°
Alguma nebulosidade

Mín. 14° Máx. 30°

23° Sensação
22 km/h Vento
50% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (29/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 24°

Sol com algumas nuvens
Sexta (30/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 28°

Sol com algumas nuvens