Sexta, 24 de Setembro de 2021
28°

Alguma nebulosidade

Goiânia - GO

Cultura Goiás

Filarmônica de Goiás participa do maior projeto de gravação da música clássica nacional

Orquestra Filarmônica grava CDs para auxiliar na difusão internacional do repertório brasileiro de canções eruditas

02/08/2021 às 17h51
Por: Admin AQG Fonte: Secom Goiás
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Goiás
Foto: Reprodução/Secom Goiás

A Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG) participa do maior projeto de gravação da história da música clássica brasileira. A OFG foi selecionada, juntamente com as filarmônicas de Minas Gerais e São Paulo, para participar do projeto Brasil em Concerto, do Ministério das Relações Exteriores.

O Projeto Brasil em Concerto gravará aproximadamente 100 obras sinfônicas brasileiras dos séculos 19, 20 e 21 para divulgação no exterior - muitas em primeira gravação mundial. “O projeto levará o nome de Goiás e da Filarmônica para o mundo. Ser selecionado pelo governo federal é uma grande homenagem à qualidade de nossos músicos”, afirma o maestro Neil Thomson, diretor Artístico e regente titular da OFG desde 2014.

Nesta segunda-feira (2), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) assinou, remotamente, um termo de cooperação técnica cedendo os direitos de gravação da OFG para o Ministério das Relações Exteriores.

O objetivo do projeto, que vem sendo elaborado pelo Itamaraty desde o início de 2017, é suprir uma lacuna na difusão internacional do repertório brasileiro de música de concerto: a escassez de gravações de qualidade que permitam ao público conhecer as principais obras dos compositores brasileiros.

Serão gravados 10 CDs da Filarmônica de Goiás para o projeto. “Essas gravações são o ponto alto da nossa temporada e estamos absolutamente prontos. Os músicos estão totalmente comprometidos com o projeto”, revela o maestro.

O Brasil em Concerto selecionou 12 compositores brasileiros: Carlos Gomes, Alberto Nepomuceno, Henrique Oswald, Villa-Lobos, Francisco Mignone, Lorenzo Fernandez, Camargo Guarnieri, José Siqueira, Guerra-Peixe, Cláudio Santoro, Edino Krieger e Almeida Prado. A distribuição e comercialização internacional se farão em parceria com o selo Naxos, atualmente o maior selo independente de música clássica do mundo.

O projeto também promoverá, em outra vertente, a edição das partituras dessas mesmas obras, o que permitirá a orquestras do Brasil e do mundo executar essas mesmas obras.

“A nossa orquestra é acima da média, de um nível internacional, fazendo obras de importância muito grande para o cenário da música erudita. Temos uma safra de jovens músicos bastante talentosos”, destaca o secretário de Desenvolvimento e Inovação, Marcio Cesar Pereira.

Fonte:Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi)- Governo de Goiás

Goiânia - GO Atualizado às 00h50 - Fonte: ClimaTempo
28°
Alguma nebulosidade

Mín. 23° Máx. 37°

Sáb 36°C 21°C
Dom 34°C 20°C
Seg 35°C 20°C
Ter 35°C 21°C
Qua 35°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Anúncio